Quando o juiz apitar às 16h desta sexta-feira, no Stade de France, França e Romênia darão início à maior Eurocopa da história. A 15ª edição do torneio, que vai até 10 de julho, reunirá 24 países pela primeira vez.

 

Considerada uma prévia da Copa do Mundo sem os latino-americanos, a competição reunirá gigantes como Alemanha, Espanha, Itália e Inglaterra, promessas como Bélgica e Portugal e cinco estreantes: Albânia, Irlanda do Norte, Islândia, Eslováquia e País de Gales.

 

A seguir, conheça as seleções e saiba quem são os destaques de cada time.

AS SEDES

CLIQUE NOS CÍRCULOS PARA VISUALIZAR

BORDEAUX

TOULOUSE

LYON

PARIS

NICE

MARSEILLE

SAINT-ETIENNE

SAINT-DENIS

LENS

LILLE

ESPANHA

ALEMANHA

TABELA DA PRIMEIRA FASE

CURIOSIDADES DA EUROCOPA 2016

24

seleções disputarão a Eurocopa 2016, o maior número desde a primeira disputa do torneio, em 1960.

3

títulos tem Alemanha (1972, 1980 e 1996) e Espanha (1964, 2008 e 2012), as maiores vencedoras da competição.

9

gols marcou o maior artilheiro em uma só edição: Michel Platini (França), em 1984.

A TAÇA

Henri Delaunay, em homenagem ao antigo presidente da Federação Francesa de Futebol e primeiro secretário-geral da UEFA, é a mesma desde 1960. Em 2008, recebeu uma segunda versão, maior e mais pesada. O troféu mede 60cm e pesa 8kg.

IKER CASILLAS

goleiro da Espanha, é o único capitão a erguer duas vezes o troféu de campeão da Euro (2008 e 2012).

 

OS GRUPOS

GRUPO A

Jogando em casa, a França busca o tricampeonato – foi campeã em 1984 e em 2000. Como é anfitriã, a seleção não precisou disputar as eliminatórias. Assim, a equipe comandada por Didier Deschamps – capitão da seleção francesa no título mundial de 1998 – passou dois anos jogando apenas amistosos.

Para conquistar o tri, a equipe aposta na juventude de atletas como Antoine Griezmann, craque do Atlético de Madrid, e Pogba, estrela da Juventus.

Um dos principais nomes do Real Madrid, Karim Benzema não foi convocado.

O atacante, que está envolvido em um suposto caso de extorsão, disse que Deschamps não o chamou porque foi influenciado por uma parte

racista da França.

RANKING

DA FIFA

17ª

MELHOR RESULTADO NA EURO

Campeão (1984 e 2000)

HISTÓRICO

JOGOS: 32

VITÓRIAS: 15

EMPATES: 8

DERROTAS: 9

GOLS PRÓ: 49

GOLS CONTRA: 39

SELEÇÃO BASE

Pela primeira vez na história, a seleção da Albânia vai disputar a competição. Graças ao feito, milhares de torcedores fizeram uma grande festa de recepção no aeroporto após a vitória de 3 a 0 sobre

a Armênia, no último jogo das eliminatórias, que garantiu a segunda colocação no grupo, atrás

apenas de Portugal.

Na França, a equipe mira uma das melhores terceiras colocações para se classificar à próxima fase. Para isso, conta com uma forte defesa que, em 10 jogos pelas eliminatórias, sofreu apenas cinco gols. O destaque é o zagueiro Cana (Nantes), que também atua como volante e tem a experiência de ter jogado em clubes como PSG, Galatasaray

e Lazio.

RANKING

DA FIFA

42ª

MELHOR RESULTADO NA EURO

Estreante

SELEÇÃO BASE

A seleção ganhou destaque internacional em 1994, liderada por Gheorghe Hagi, quando eliminou a Argentina nas oitavas de final da Copa do Mundo e, depois, perdeu nos pênaltis a vaga à semi. Na Euro, a melhor campanha foi em 2000, quando também parou entre os oito melhores. Desde então, os romenos

têm buscado, em vão, repetir

o desempenho.

Neste ano, o destaque do time é o goleiro Ciprian Tatarusanu, que foi contratado como reserva do brasileiro Neto na Fiorentina. Com a ida do arqueiro titular para a Juventus, o romeno tornou-se o principal goleiro da equipe italiana e agora é um dos alicerces da forte defesa da seleção, que só levou dois gols em 10 jogos na classificatória.

RANKING

DA FIFA

22ª

MELHOR RESULTADO NA EURO

Quartas de final (2000)

HISTÓRICO

JOGOS: 13

VITÓRIAS: 1

EMPATES: 4

DERROTAS: 8

GOLS PRÓ: 8

GOLS CONTRA: 17

SELEÇÃO BASE

Nas eliminatórias, a seleção suíça garantiu vaga na Euro obtendo a segunda colocação no grupo liderado pela Inglaterra, que atingiu incríveis 100% – 10 jogos e 10 vitórias. Mesmo assim, a Suíça se classificou com relativa folga, com cinco pontos de vantagem sobre a Eslovênia, apesar de ter sido derrotada uma vez pela rival.

Conhecida por sua força defensiva, a seleção aposta em um ataque mais efetivo nesta Euro. A vitória por 2 a 0 sobre Portugal na edição de 2008 do torneio foi a única da história da Suíça na competição. Para melhorar o retrospecto, a Suíça confia no atacante Xherdan Shaqiri, 24 anos, do Stoke City. O jogador, que defendeu o Bayern de Munique por três anos,

tem uma média de um gols a cada

três jogos da seleção.

RANKING

DA FIFA

15ª

MELHOR RESULTADO NA EURO

Fase de grupos

HISTÓRICO

JOGOS: 9

VITÓRIAS: 1

EMPATES: 2

DERROTAS: 6

GOLS PRÓ: 5

GOLS CONTRA: 13

SELEÇÃO BASE

GRUPO B

Com 10 vitórias em 10 jogos, única seleção que terminou as eliminatórias da Euro com 100% de aproveitamento, a Inglaterra busca o seu primeiro título europeu.

Para ter um bom resultado nesta edição da Euro, a Inglaterra aposta em um time jovem, no qual todos os 23 convocados jogam na Premier League. Dentre os destaque, estão as revelações Harry Kane (Tottenham) e Ross Barkley (Everton), ambos com 22 anos, e Raheem Sterling (Manchester City), de apenas 21.

Mas o grande craque do time e, certamente, uma inspiração para os jovens talentos ingleses é Wayne Rooney. Maior artilheiro da história da seleção e agora capitão, o atacante do Manchester United marcou sete dos 31 gols do time nas eliminatórias.

RANKING

DA FIFA

11ª

MELHOR RESULTADO NA EURO

3º lugar

(1968 e 1996)

HISTÓRICO

JOGOS: 27

VITÓRIAS: 9

EMPATES: 9

DERROTAS: 9

GOLS PRÓ: 36

GOLS CONTRA: 31

SELEÇÃO BASE

Após a independência da Eslováquia, em 1° de janeiro de 1993, esta é a primeira vez que o país participará do torneio continental. Até então, o maior triunfo da seleção foi a classificação para a Copa do Mundo de 2010, na qual eliminou a Itália na primeira fase e chegou às oitavas de final, quando caiu para a Holanda.

Nas eliminatórias para a Euro, a Eslováquia obteve a segunda colocação no grupo da Espanha. A vitória sobre a Fúria em casa, inclusive, foi decisiva para garantir a vaga –foi de apenas três pontos a vantagem para a Ucrânia. Nesta edição da Euro, o principal destaque do time é Marek Hamsik, 28 anos, do Napoli. Nas eliminatórias, ele marcou cinco gols, ajudando a seleção a se classificar com 22 pontos na segunda posição, atrás apenas da Espanha.

RANKING

DA FIFA

24 ª

MELHOR RESULTADO NA EURO

Estreante

SELEÇÃO BASE

O País de Gales volta às grandes competições internacionais após 58 anos. A última vez havia sido na Copa do Mundo de 1958, quando foi eliminado pelo Brasil

nas quartas de final .

Um dos maiores responsáveis pela classificação à Euro deste ano é Gareth Bale. O atacante do Real Madrid marcou sete dos 11 gols nas eliminatórias do torneio e conseguiu fazer o que Ryan Giggs, outro ídolo do país, jamais havia conquistado: levar o time nacional a um torneio continental.

Na qualificação, o time ficou só dois pontos atrás da Bélgica, para quem não perdeu – empatou sem gols fora e venceu por 1 a 0 em casa. Para a Euro, além de Bale, o elenco também conta com  nomes relevantes como Aaron Ramsey (Arsenal), Joe Allen (Liverpool) e Andy King (Leicester).

RANKING

DA FIFA

26ª

MELHOR RESULTADO NA EURO

Estreante

SELEÇÃO BASE

A Rússia ostenta na história um título de Eurocopa, em 1960, mas naquela época ainda era chamada de União Soviética. Com a atual nomenclatura, a seleção jogou três vezes o torneio continental e teve como melhor resultado uma semifinal, em 2008.

Para esta edição, a equipe classificou-se em segundo no seu grupo, oito pontos atrás da Áustria e dois à frente da Suécia, que acabou tendo de jogar a repescagem. Foram só duas derrotas, ambas para os austríacos.

O destaque do time é o artilheiro Dzyuba (Zenit), que fez oito gols (44,4% do total do time) nas eliminatórias. No gol, caso o titular Akinfeev não possa jogar, será substituído por um brasileiro naturalizado russo: Guilherme Alvim Marimato, que deixou o Atlético-PR em 2007 para o Lokomotiv Moscow e recebeu cidadania russa no ano passado.

RANKING

DA FIFA

29ª

MELHOR RESULTADO NA EURO

Campeão (1960)

HISTÓRICO

JOGOS: 30

VITÓRIAS: 12

EMPATES: 6

DERROTAS: 12

GOLS PRÓ: 36

GOLS CONTRA: 39

SELEÇÃO BASE

GRUPO C

Tricampeã da Euro, a atual campeã mundial de futebol chega com moral à França. Desta vez, a meta é superar o desempenho de 2012, quando caiu para a Itália na semifinal. Com a aposentadoria do artilheiro Miroslav Klose, a responsabilidade dos gols recai sobre Thomas Müller, um dos destaques do time na conquista do tetracampeonato mundial em 2014.

Antonio Rüdiger, zagueiro reserva que torceu o joelho na última quarta-feira, e o atacante do Borussia Dortmund Marco Reus são os desfalques da seleção alemã. Reus, inclusive, teve o seu segundo revés seguido antes de disputas internacionais: na Copa de 2014, foi cortado devido a uma lesão na virilha.

RANKING

DA FIFA

MELHOR RESULTADO NA EURO

Campeão (1972, 1980 e 1996)

HISTÓRICO

JOGOS: 43

VITÓRIAS: 23

EMPATES: 10

DERROTAS: 10

GOLS PRÓ: 65

GOLS CONTRA: 45

SELEÇÃO BASE

A Irlanda do Norte jogará pela primeira vez uma Eurocopa. Classificou-se para a competição em primeiro nas eliminatórias, apenas um ponto à frente de Romênia e a cinco sobre a Hungria.

A expectativa é de que, apesar de ter garantido a vaga com certa tranquilidade, o time jogue mais na retranca do que no ataque. A defesa sólida é tida pela torcida como o trunfo para, pelo menos, tentar a classificação como um dos melhores terceiros colocados. Para isso, tem como pilar o capitão Steven Davis, 31 anos, do Southampton.

O principal destaque do time é o atacante Lafferty (Norwich), de 28 anos, que fez sete dos 16 gols do time nas eliminatórias da Euro e foi decisivo para garantir a classificação.

RANKING

DA FIFA

25ª

MELHOR RESULTADO NA EURO

Estreante

SELEÇÃO BASE

Apesar de já ter sido até terceira colocada em Copa do Mundo duas vezes, em 1974 e em 1982, a Polônia jamais venceu uma partida nas duas vezes em que disputou a Eurocopa. Por outro lado, esta é a terceira fez consecutiva que a seleção obteve a classificação entre as melhores do continente.

Nas eliminatórias, a Polônia perdeu apenas uma vez e para a Alemanha. Em casa, no entanto, venceu os campeões mundiais por 2 a 0. Mas o maior destaque do time é a força do ataque, o melhor da qualificação, com 33 gols. Foram quatro goleadas – 7 a 0 e 8 a 1 sobre Gibraltar e 4 a 0 contra a Geórgia (duas vezes). Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, marcou 13 vezes – foi o artilheiro da qualificação – e, agora, quer ajudar o país a fazer história ao se classificar pela primeira vez às quartas de final.

RANKING

DA FIFA

27ª

MELHOR RESULTADO NA EURO

Fase de grupos

HISTÓRICO

JOGOS: 6

VITÓRIAS: 0

EMPATES: 3

DERROTAS: 3

GOLS PRÓ: 3

GOLS CONTRA: 7

SELEÇÃO BASE

Em 2012, quando foi sede do torneio continental junto com a Polônia, a Ucrânia não passou da primeira fase da Euro. A vaga nesta edição foi garantida na repescagem, contra a Eslovênia. Antes, a seleção ficou em terceiro em um grupo na qual se classificaram diretamente Espanha e Eslováquia.

Para esta edição da Euro, a aposta do time é em uma defesa sólida, buscando explorar da melhor forma possível os contra-ataques. Dos 23 jogadores do elenco, 15 jogam no Shakhtar Donetsk ou no Dynamo Kyiv.

O principal destaque atua na Espanha: Yevhen Konoplyanka, 26 anos, do Sevilla, é reconhecido por ter um bom chute de longa distância apesar dos altos e baixos que apresentou em jogos do Espanhol.

RANKING

DA FIFA

19ª

MELHOR RESULTADO NA EURO

Fase de grupos

HISTÓRICO

JOGOS: 3

VITÓRIAS: 1

EMPATES: 0

DERROTAS: 2

GOLS PRÓ: 2

GOLS CONTRA: 4

 

SELEÇÃO BASE

GRUPO D

A Espanha pode ser a primeira seleção na história a conquistar o tricampeonato consecutivo da Euro. Vencedora em 2008 e 2012, a Fúria é favorita no Grupo D e chega "mordida" após o péssimo desempenho na Copa do Mundo de 2014, quando caiu surpreendentemente na primeira fase.

Nas eliminatórias para a Euro, a seleção teve apenas uma derrota em 10 jogos, para a Eslováquia. Apesar do revés no mundial anterior, a seleção espanhola segue apostando na manutenção da posse de bola. Mais da metade do time que ganhou por 4 a 0 a final da Euro em 2012, contra a Itália, foi mantido: Piqué, Sérgio Ramos, Jordi Alba, Busquets, David Silva, Fabregas e Iniesta, o principal jogador do time. O autor do gol do título mundial em 2010, agora com 32 anos, é o coração do "tiki-taka".

RANKING

DA FIFA

MELHOR RESULTADO NA EURO

Campeã (1964, 2008 e 2012)

HISTÓRICO

JOGOS: 36

VITÓRIAS: 17

EMPATES: 11

DERROTAS: 8

GOLS PRÓ: 50

GOLS CONTRA: 32

SELEÇÃO BASE

Os tchecos competem como nação desde 1994 e sempre estiveram presentes na Euro. Em Copa do Mundo, porém, a única participação da seleção ocorreu em 2006, quando caiu ainda na primeira fase.

No torneio continental, entretanto, a República Tcheca já tem história para contar. Em 1996, chegou à final e perdeu para a Alemanha com um gol de Bierhoff, nos acréscimos. Outro bom resultado foi em 2004, quando a equipe caiu nas semifinais diante da Grécia, que acabou conquistando o título.

O principal destaque do time é o goleiro Petr Cech (Arsenal), que foi protagonista na conquista da Liga dos Campeões pelo Chelsea, em 2012. Aos 34 anos, ele atua desde os 15 em seleções de base e é o pilar do sistema defensivo.

RANKING

DA FIFA

30ª

MELHOR RESULTADO NA EURO

Vice-campeão (1996)

HISTÓRICO

JOGOS: 29

VITÓRIAS: 13

EMPATES: 5

DERROTAS: 11

GOLS PRÓ: 40

GOLS CONTRA: 38

SELEÇÃO BASE

O ápice do futebol turco foi na Copa do Mundo de 2002, quando perdeu a semifinal para o Brasil e acabou em terceiro lugar. Desde então, os resultados da seleção em Mundiais não repetiram o feito de 14 anos atrás. Na Eurocopa, entretanto, a equipe também conseguiu chegar entre as quatro melhores em 2008 – foi eliminada pela Alemanha.

Nas eliminatórias para a Euro, a Turquia ficou atrás de República Tcheca e Islândia.

Nesta edição do torneio, a Turquia chega comandada pelo atacante do Barcelona Arda Turan. A briga, porém, é por uma das vagas de melhor terceiro colocado de olho na classificação às quartas de final.

RANKING

DA FIFA

18ª

MELHOR RESULTADO NA EURO

Semifinal

(2008)

HISTÓRICO

JOGOS: 12

VITÓRIAS: 3

EMPATES: 2

DERROTAS: 7

GOLS PRÓ: 11

GOLS CONTRA: 18

SELEÇÃO BASE

Nas três vezes que participou da Eurocopa, a Croácia chegou no máximo nas quartas de final. Nem mesmo a geração que encantou o mundo com o terceiro lugar na Copa de 1998 – com derrota para a França na semifinal e vitória sobre a Holanda para ficar no top 3 – conseguiu adentrar nos quatro finalistas do torneio continental.

Desta vez, porém, a confiança é grande, especialmente devido ao meio campo qualificado, sob o comando de Luka Modric (Real Madrid) e Ivan Rakitic (Barcelona). Outro diferencial é a eficiência do centroavante Mario Mandzukic (Juventus). Nas eliminatórias, a equipe perdeu só uma vez e se classificou em segundo lugar, somente atrás da invicta Itália.

RANKING

DA FIFA

27ª

MELHOR RESULTADO

NA EURO

Quartas de final (1996 e 2008)

HISTÓRICO

JOGOS: 14

VITÓRIAS: 6

EMPATES: 4

DERROTAS: 4

GOLS PRÓ: 18

GOLS CONTRA: 16

SELEÇÃO BASE

GRUPO E

Mesmo no considerado "Grupo da Morte", fazendo companhia para a Bélgica – atual 2ª colocada no ranking da Fifa –, a  Itália é a favorita. Sem Pirlo, que não foi convocado pelo técnico Antonio Conte, a Azurra contará com toda a experiência do arqueiro Gianluigi Buffon que, aos 38 anos, jogará a competição pela quarta e última vez em sua carreira.

O treinador italiano anunciou que irá para o Chelsea após a competição. Giampiero Ventura, que treinou o Torino nas últimas cinco temporadas, assumirá o comando da Azurra após a competição. Nas eliminatórias, a Itália garantiu vaga de forma invicta, com sete vitórias e três empates. O objetivo é repetir a campanha da última edição e chegar à decisão do título, que só conquistou uma vez em sua história.

RANKING

DA FIFA

12ª

MELHOR RESULTADO NA EURO

Campeão (1968)

HISTÓRICO

JOGOS: 33

VITÓRIAS: 13

EMPATES: 15

DERROTAS: 5

GOLS PRÓ: 33

GOLS CONTRA: 25

SELEÇÃO BASE

Com uma geração que é considerada a melhor de sua história, a Bélgica tenta, enfim, provar que as expectativas se justificam. Na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, o técnico Marc Wilmots treinou uma equipe qualificada, mas inexperiente e que acabou sendo eliminada nas quartas de final pela Argentina.

Agora, na França, o treinador tem em mãos um time muito mais rodado. O trio de ataque, composto por De Bruyne (Manchester City), Lukaku (Everton) e Hazard (Chelsea), este o maior destaque do time, é um dos mais habilidosos da Europa e responsável pela tranquila classificação em primeiro lugar no grupo nas eliminatórias.

RANKING

DA FIFA

MELHOR RESULTADO NA EURO

Vice-campeão (19808)

HISTÓRICO

JOGOS: 12

VITÓRIAS: 4

EMPATES: 2

DERROTAS: 6

GOLS PRÓ: 13

GOLS CONTRA: 20

SELEÇÃO BASE

Assim como em Copas do Mundo, a Irlanda nunca passou das quartas de final na Eurocopa. Em Dublin, a vitória por 2 a 0 sobre a Bósnia Herzegovina na respecagem classificou a Irlanda pela terceira vez na sua história para o torneio continental. Porém, no sorteio, o time comandado por Martin O'Neill, que acabou de renovar seu contrato até 2018, não deu muita sorte.

Mesmo assim, há confiança na possibilidade de surpreender e garantir uma vaga entre os 16 melhores. O desafio é que a maioria do elenco atua em times de menor expressão do Campeonato Inglês. O grande destaque do time é Jonathan Walters (Stoke City). Aos 32 anos, o meio-campista é a esperança de uma equipe organizada e capaz de conter o ímpeto dos favoritos no grupo.

RANKING

DA FIFA

33ª

MELHOR RESULTADO NA EURO

Fase de grupos

HISTÓRICO

JOGOS: 6

VITÓRIAS: 1

EMPATES: 1

DERROTAS: 4

GOLS PRÓ: 3

GOLS CONTRA: 11

SELEÇÃO BASE

 

A Suécia sofreu para se classificar à quinta Eurocopa seguida. A vaga veio apenas na repescagem, quando superou a Dinamarca em dois jogos disputadíssimos. Na fase de grupos das eliminatórias, mesmo com Zlatan Ibrahimovic marcando 11 dos 19 gols do time, a seleção acabou atrás da Rússia e da Áustria.

Na França, a Suécia mira uma das melhores terceiras colocações para figurar nas oitavas de final da competição. O técnico Erik Hamrén foi criticado recentemente por dar "muito poder" a Ibrahimovic, mas uma coisa é certa: a Suécia é uma das seleções que mais depende da individualidade de um jogador para obter bons resultados na Eurocopa.

RANKING

DA FIFA

35ª

MELHOR RESULTADO NA EURO

Semifinal

(1992)

HISTÓRICO

JOGOS: 17

VITÓRIAS: 5

EMPATES: 5

DERROTAS: 7

GOLS PRÓ: 24

GOLS CONTRA: 21

 

SELEÇÃO BASE

GRUPO F

Após a estreia com derrota para a Albânia nas eliminatórias, Portugal embalou sete vitórias consecutivas para carimbar a vaga na Eurocopa. Com cinco gols em oito jogos, o astro Cristiano Ronaldo

liderou a equipe rumo a mais um torneio continental.

Em 2004, a seleção portuguesa, então treinada por Felipão, sediou o torneio e se tornou a única anfitriã a perder uma final em casa – foi derrotada pela Grécia. Depois disso, a palavra "zebra" está proibida no vestiário.

Em tese, Portugal está no grupo mais fácil da competição. Além de confiar na estrela do camisa 7 do Real Madrid, que vem embalado pela conquista da Liga dos Campeões, o time aposta na habilidade de Nani para sonhar com a taça.

RANKING

DA FIFA

MELHOR RESULTADO NA EURO

Vice-campeão (2004)

HISTÓRICO

JOGOS: 28

VITÓRIAS: 15

EMPATES: 5

DERROTAS: 8

GOLS PRÓ: 40

GOLS CONTRA: 26

SELEÇÃO BASE

Estar na Eurocopa é o maior feito da história do futebol da Islândia, que eliminou a Holanda na fase de grupos das eliminatórias. Esta é a primeira vez que o país disputará o torneio continental. A campanha na qualificatória foi tão boa que a seleção ficou em segundo lugar, asseguranda vaga direta, sem precisar de repescagem.

Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, a seleção perdeu a chance de jogar pela primeira vez um mundial ao ser derrotada pela Croácia. Desta vez, mais madura, chegou entre as 24 melhores da Europa. O próximo passo é tentar surpreender as gigantes. O grande destaque é o meia Gylfi Sigurdsson (Swansea), que fez seis gols em 10 jogos nas eliminatórias, incluindo dois que garantiram a vitória

de 2 a 0 sobre a Holanda, em casa.

RANKING

DA FIFA

34ª

MELHOR RESULTADO NA EURO

Estreante

SELEÇÃO BASE

SELEÇÃO BASE

Na primeira vez que a seleção disputou a Eurocopa, em 2008, a vaga foi garantida por ser país-sede. Agora, o time chega à sua segunda participação no torneio continental respaldado por uma classificação sólida nas eliminatórias, quando terminou em primeiro lugar no grupo com Rússia e Suécia de forma invicta: nove vitórias e um empate.

O grande destaque do time joga no Bayern de Munique: David Alaba. Com capacidade de atuar tanto na lateral quanto no meio, o jogador é referência pelo bom toque de bola e velocidade. Cabe a ele a missão de ligar defesa e ataque. Em amistoso pré-Euro contra Malta, porém, o astro acabou cometendo um papelão: foi recuar para o goleiro e marcou um vexatório gol contra. Menos mal que o placar terminou em 2 a 1 para os austríacos.

 

RANKING

DA FIFA

10ª

MELHOR RESULTADO NA EURO

Fase de

grupos

HISTÓRICO

JOGOS: 3

VITÓRIAS: 0

EMPATES: 1

DERROTAS: 2

GOLS PRÓ:  1

GOLS CONTRA: 3

SELEÇÃO BASE

Depois de 44 anos fora, a Hungria retorna aos campos de uma Eurocopa. Na última participação, em 1972, a seleção conseguiu um quarto lugar, após cair na semifinal para a União Soviética e perder a disputa de terceiro lugar para a Bélgica. Oito anos antes, a seleção conseguiu o seu melhor desempenho no torneio continental: o terceiro lugar, ao bater a Dinamarca.

Desta vez, no entanto, a classificação veio na repescagem, após ficar atrás de Irlanda do Norte e Romênia na primeira fase. No mata-mata, a equipe bateu a Noruega para garantir a vaga. O grande destaque do time

é Balazs Dzsudzsak (Bursaspor),

29 anos, que teve passagem pelo

PSV, da Holanda.

RANKING

DA FIFA

20ª

MELHOR RESULTADO

NA EURO

3° lugar

(1964)

HISTÓRICO

JOGOS: 4

VITÓRIAS: 1

EMPATES: 0

DERROTAS: 3

GOLS PRÓ: 5

GOLS CONTRA: 6

SELEÇÃO BASE

edição

Leandro Becker

 

design

Leandro Maciel

 

pesquisa

Eduardo Castilhos

TOPO