GUIA 2015

BRASILEIRÃO

A bola já rola no Brasileirão 2015 sob uma perspectiva de maior equilíbrio na briga pelo título em relação às duas edições anteriores.

 

O bicampeão Cruzeiro, que assumiu a liderança ainda no primeiro turno em 2013 e 2014 – nesse último na sexta rodada –, segue forte, mas passou por grande reformulação. A competição vai até 6 de dezembro e não para durante a Copa América, entre 11 de junho e 4 de julho. No período, ocorrerão sete rodadas. Nove times cederão jogadores para as seleções, entre eles a dupla Gre-Nal. Veja o Guia do Brasileirão de ZH e fique por dentro dos 20 times.

reportagem

Leonel Chaves

e Marco Souza

 

edição

Leonel Chaves

 

design

Leonardo Azevedo

Legenda:

G, goleiro; LD, lateral-direito; Z, zagueiro; LE, lateral-esquerdo;

V, volante; M, meia; A, atacante

DÁTOLO

Bruno Cantini - Divulgação

ATLÉTICO -MG

O Atlético-MG tenta quebrar o maior período sem conquistas de Brasileirão entre os times que já venceram a competição: 34 anos. Para isso, o técnico Levir Culpi conta com a força ofensiva da equipe que tem no argentino Lucas Pratto, substituto de Diego Tardelli, o seu homem-gol. Outro hermano fundamental para o esquema atleticano funcionar é o ex-colorado Dátolo. Com o camisa 10 inspirado, a velocidade de Carlos e Luan pelas pontas e o oportunismo de Pratto, o ataque do Atlético-MG é uma dor de cabeça para qualquer defesa.

 

Estádio

Independência (23.018)

 

Em 2014

 

Títulos

1971

 

No estadual

Campeão

 

Estrangeiros

Dátolo (M, ARG),

Cárdenas (M, COL) e

Pratto (A, ARG)

 

Olho na promessa

Dodô (M, 20 anos)

MARCOS

GUILHERME

ATLÉTICO -PR

Marcelo Oliveira- BD

O Atlético-PR aposta novamente na fórmula de formar uma equipe sem grandes investimentos, recheada de jogadores oriundos das categorias de base, como o talentoso meia-atacante Marcos Guilherme. A exceção à regra é o atacante Walter, que chegou ao time paranaense em abril para suprir a saída de Marcelo Cirino, atualmente no Flamengo. Na casamata, Milton Mendes, ex-Ferroviária-SP, é o terceiro treinador no ano – Claudinei Oliveira e Enderson Moreira passaram pelo clube antes.

Estádio

Arena da Baixada (41.000)

 

Em 2014

 

Títulos

2001

 

No estadual

Lutou contra rebaixamento

 

Estrangeiros

Lucas Olaza (LE, URU) e

Romeo Fernandes (A, IND)

 

Olho na promessa

Léo Pereira (Z, 19 anos)

MARQUINHOS

Cristiano Estrela- BD

AVAÍ

Após um fraco desempenho no Catarinense, no qual disputou o quadrangular do rebaixamento, o Avaí buscou muitos reforços para o técnico Gilson Kleina – contratado em março – reformular o grupo. O objetivo principal é permanecer na Série A, para onde retornou após três anos na B. Vários ex-jogadores do Grêmio estão na Ressacada, como os volantes Eduardo Costa e Adriano, o meia e ídolo Marquinhos e o centroavante André Lima. Assim como outros emergentes, o ponto fraco do Avaí é a falta de peças de reposição aos titulares.

Estádio

Ressacada (17.826)

 

Em 2014

4º na Série B

 

Títulos

- No estadual Lutou

contra rebaixamento

 

Estrangeiros

Toshi (M, JAP)

 

Olho na promessa

Renan (V, 17 anos)

CAMILO

Chapecoense- Divulgação

CHAPECOENSE

No segundo ano na primeira divisão, a Chapecoense mantém o projeto de mesclar jogadores de menor expressão com alguns com rodagem no futebol brasileiro. Principal jogador na campanha do ano passado, o meia Camilo permaneceu e será uma das peças essenciais do esquema do técnico Vinícius Eutrópio, assim como o zagueiro e capitão Rafael Lima. Se perdeu o centroavante Leandro Pereira para o Palmeiras, contratou Roger, ex-Sport e Ponte Preta, que chegou da Coreia do Sul para ser um dos artilheiros do Catarinense.

Estádio

Arena Condá (12.817)

 

Em 2014

15°

 

Títulos

-

 

Estrangeiros

-

 

Olho na promessa

Hyoran (M, 21 anos)

ELIAS

CORINTHIANS

Daniel Augusto Jr - Divulgação

Tite volta a comandar o Corinthians em um Brasileirão depois de deixar o comando em 2013, quando o time terminou no 10º lugar. Atuando no 4-1-4-1, com uma intensidade de jogo do futebol europeu, a equipe teve grandes atuações no Paulista e na Libertadores, e chega como uma das favoritas ao título. Com titulares como Guerrero, Jadson, Renato Augusto, Elias e Sheik, e reservas como Vagner Love, Edu Dracena, Malcom e Danilo, o Corinthians tem um dos melhores grupos da competição. Em julho, no entanto, pode perder o peruano Guerrero, artilheiro da equipe em 2014, em fim de contrato.

Estádio

Arena Corinthians (48.000)

 

Em 2014

 

Títulos

1990, 1998, 1999,

2005 e 2011

 

No estadual

Semifinalista

 

Estrangeiros

Guerrero (A, PER),

Mendoza (A, COL) e

Ángel Romero (A, PAR)

 

Olho na promessa

Marciel (M, 20 anos)

LEANDRO

ALMEIDA

Coritiba - Divulgação

CORITIBA

Sem muitos recursos, o Coritiba aposta nas categorias de base e em jogadores "baratos" para suprir a saída da espinha dorsal da equipe do ano passado. O time perdeu o goleiro Vanderlei, os meias Robinho e Alex e os atacantes Geraldo e Joel. Como a goleada sofrida para o Operário na final do Paranaense mostrou, a diretoria precisará ir atrás de reforços. Wellington Paulista, ex-Inter, o atacante Negueba e o volante João Paulo, ex-Atlético-PR, não foram suficientes. O centroavante Rafhael Lucas, 22 anos, marcou 12 gols no Paranaense, e será uma das esperanças da equipe para o Brasileirão.

Estádio

Couto Pereira (37.182)

 

Em 2014

14º

 

Títulos

1985

 

No estadual

Vice

 

Estrangeiros

Luis Cáceres (V, PAR)

 

Olho na promessa

Rafhael Lucas (A, 22 anos)

LEANDRO

DAMIÃO

Gualter Naves - Light Press

CRUZEIRO

O time bicampeão brasileiro não existe mais. Com as saídas de Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, o técnico Marcelo Oliveira tem tido trabalho para equilibrar a equipe de 2015. Reforços como o volante Willians, o uruguaio De Arrascaeta e Leandro Damião, que substituiu Marcelo Moreno, estão em boa fase, mas, juntos, ainda não dão ao time a eficiência de outrora. Apesar da queda de qualidade do grupo, o Cruzeiro segue como um dos candidatos ao título.

Estádio

Mineirão (61.846)

 

Em 2014

Campeão

 

Títulos

2003, 2013 e 2014

 

No estadual

Semifinalista

 

Estrangeiros

Mena (LE, CHI), Seymour (V, CHI), De Arrascaeta (M, URU),

Riascos (A, COL) e Joel (A, CAM)

 

Olho na promessa

Judivan (A, 19 anos)

MAZOLA

FIGUEIRENSE

Cristiano Estrela - BD

Após a boa campanha de recuperação no ano passado, Argel permaneceu no Figueirense. Além da manutenção da comissão técnica, oito titulares continuam na equipe vice-campeã catarinense. Se mantiver a formula do sucesso de 2014, com um forte sistema defensivo para explorar contra-ataques velozes com os atacantes Clayton e Mazola, a luta do Figueirense pela permanência na elite será menos árdua.

Estádio

Orlando Scarpelli (19.584)

 

Em 2014

13º

 

No estadual

Vice

 

Títulos

-

 

Estrangeiros

Cereceda (LE, CHI)

 

Olho na promessa

Clayton (A, 19 anos)

MARCELO

CIRINO

Gilvan de Souza - Divulgação

FLAMENGO

Se em 2014 Luxemburgo livrou o Flamengo do rebaixamento, neste ano ganhou reforços suficientes para ser um candidato ao título. Quatro deles serão titulares: os laterais Pará e Armero, o volante Jonas e, o principal, Marcelo Cirino. Alecsandro continua marcando seus gols. Foi o artilheiro do time no Carioca, competição na qual o Rubro-Negro caiu nas semifinais. Luxemburgo, no entanto, tem testado um time mais veloz, com Marcelo Cirino como referência ofensiva, e os meias-atacantes Gabriel e Everton pelas pontas.

Estádio

Maracanã (78.838)

 

Em 2014

10º

 

Títulos

1980, 1982, 1983, 1987,

1992 e 2009

 

No estadual

Semifinalista

 

Estrangeiros

Armero (LE, COL),

Cáceres (V, PAR),

Canteros (V, ARG) e

Mugni (M, ARG)

 

Olho na promessa

Matheus Savio (M, 18 anos)

FRED

Nelson Perez- Divulgação

FLUMINENSE

Sem o apoio financeiro da Unimed, o Fluminense precisou negociar alguns dos seus principais nomes, como Conca e Cícero. Assim, os cariocas se voltaram para as categorias de base e encontraram boas promessas como o meia Gerson, 17 anos, e o meia-atacante Kenedy, 20, ambos já titulares. Artilheiro do Brasileirão passado, Fred manteve o ritmo neste ano e acabou como goleador do Carioca – o Flu foi eliminado nas semifinais. A defesa é o ponto fraco.

Estádio

Maracanã (78.838)

 

Em 2014

 

Títulos

1984, 2010 e 2012

 

No estadual

Semifinalista

 

Estrangeiros

Bryan Olivera (M, URU)

 

Olho na promessa

Gerson (M, 17 anos)

ERIK

Marcelo Oliveira -BD

GOIÁS

Apesar do assédio, o Goiás conseguiu manter o seu principal jogador no Brasileirão 2014: o atacante Erik, 20 anos, considerado a revelação do campeonato. O garoto foi um dos destaques na campanha do título goiano deste ano, com cinco gols. Hélio dos Anjos, rebaixado com o Caxias, voltou ao clube e levou uma legião de destaques do Gauchão: o lateral-esquerdo Rafael Forster (Brasil-Pel), o zagueiro Fred (Novo Hamburgo), o volante Patrick (Caxias) e o atacante Wesley (Cruzeiro).

Estádio

Serra Dourada (42.000)

 

Em 2014

12º

 

Títulos

-

 

No estadual

Campeão

 

Estrangeiros

-

Olho na promessa

Rodrigo (V, 21 anos)

GIULIANO

Carlos Macedo -BD

GRÊMIO

Com a política de redução dos investimentos no futebol, o Grêmio terá muitos jovens jogadores como opção para o grupo. No time titular de Felipão, que espera a chegada de reforços, a base do Gauchão deverá ser mantida. A defesa, que já foi a menos vazada no último Brasileirão ao ceder apenas 24 gols, ainda é o ponto forte. Se o técnico conseguir solucionar as dificuldades ofensivas, sua equipe pode brigar por um lugar no topo da tabela.

Estádio

Arena do Grêmio (56.500)

 

Em 2014

 

Títulos

1981 e 1996

 

No estadual

Vice

 

Estrangeiros

Matías (LD, ARG),

Erazo (Z, EQU),

Braian Rodríguez (A, URU)

 

Olho na promessa

Lincoln (M, 16 anos)

SASHA

Ricardo Duarte -BD

INTERNACIONAL

A Libertadores continuará sendo o foco principal do Inter. Mas, como mostrou na campanha do título do Gauchão, Diego Aguirre conseguiu montar um grupo capaz de dividir sua atenção em duas competições. Com a mescla de jovens e cascudos, o uruguaio conseguiu dar equilíbrio ao time, cada vez mais veloz. Se mantiver o nível dos últimos jogos da fase de grupos da competição sul-americana e das finais do Estadual, será um dos favoritos na briga pelo título.

Estádio

Beira-Rio (50.028)

 

Em 2014

 

Títulos

1975, 1976 e 1979

 

No estadual

Campeão

 

Estrangeiros

Aránguiz (V, CHI),

Nico Freitas (V, URU), D'Alessandro (M, ARG), Luque (M, ARG)

e Lisandro López (A, ARG)

 

Olho na promessa

William (V, 20 anos)

TIAGO LUÍS

Leo Munhoz -BD

JOINVILLE

Após 28 anos de ausência da Série A, o Joinville conquistou um lugar na primeira divisão do Campeonato Brasileiro e chega com a credencial de campeão da Série B e do Campeonato Catarinense – o título está sub judice. Depois de se destacar no Estadual pelo Inter de Lages, Marcelinho Paraíba chegou com status de craque para o time de Hemerson Maria, à frente da equipe desde dezembro de 2013. Permanecer na elite é a meta.

Estádio

Arena Joinville (20.160)

 

Em 2014

Campeão da Série B

 

Títulos

-

No estadual

Campeão

 

Estrangeiros

Trípodi (A, ARG)

 

Olho na promessa

Willian Popp (A, 20 anos)

DUDU

Cesar Greco -Fotoarena

PALMEIRAS

Após se livrar do rebaixamento na última rodada em 2014 – graças à icompetência dos rivais –, o Palmeiras abriu os cofres, impulsionado pela grande arrecadação do novo estádio e pelo aumento no número de sócios. Vinte jogadores e o técnico Oswaldo de Oliveira foram contratados. Destaque para Arouca, Zé Roberto, Cleiton Xavier e Dudu. Uma reformulação geral que exige tempo para entrosamento. Na campanha do vice-campeonato paulista, o time teve atuações irregulares.

Estádio

Allianz Parque (45.000)

 

Em 2014

16º

 

Títulos

1972, 1973, 1993 e 1994

 

No estadual

Vice

 

Estrangeiros

Tobio (Z, ARG),

Allione (M, ARG),

Valdivia (M, CHI),

Cristaldo (A, ARG) e

Mouche (A, ARG)

 

Olho na promessa

Gabriel Jesus (A, 18 anos)

RENATO CAJÁ

PONTE PRETA

Ponte Preta - Divulgação

Demitido no início da campanha do Brasileirão de 2013, ano em que a Ponte Preta foi rebaixada, o técnico Guto Ferreira voltou em julho do ano passado para recolocar o time na Série A. Os campineiros fizeram um bom Paulistão. Caíram apenas nas quartas de final contra o Corinthians, em partida que foram prejudicados pela arbitragem. Guto terá uma boa dupla de ataque, com o experiente e goleador Borges e o velocista Rildo.

Estádio

Moisés Lucarelli (17.728)

 

Em 2014

Vice-campeão da Série B

 

Títulos

-

 

No estadual

Quartas de final

 

Estrangeiros

-

 

Olho na promessa

Leandro (A, 16 anos)

ROBINHO

Ricardo Saibun- Divulgação

SANTOS

O Santos aderiu a uma nova realidade financeira para 2015. Após perder Arouca, Leandro Damião, Thiago Ribeiro, Edu Dracena, Mena e o goleiro Aranha logo na largada do ano – a maioria por dever salários ou direitos de imagem –, a equipe paulista apostou na mescla de veteranos como Elano, Renato e Ricardo Oliveira com jovens como Geuvânio, Lucas Otávio e Gabriel. Deu certo no Paulistão, mas terá grupo para manter a regularidade em uma competição de 38 rodadas?

Estádio

Vila Belmiro (16.068)

 

Em 2014

 

Títulos

2002 e 2004

 

No estadual

Campeão

 

Estrangeiros

Edwin Valencia (V, COL)

 

Olho na promessa

Lucas Otávio (V, 20 anos)

MICHEL

BASTOS

Nelson Almeida - AFP

SÃO PAULO

Vice-campeão do Brasileirão no ano passado, o São Paulo esperava, mesmo sem Kaká, manter o ritmo no início da temporada. Piorou. E o desempenho inconstante no Paulista e na Libertadores agregado aos problemas de saúde fizeram Muricy Ramalho deixar o clube. A diretoria quer um técnico estrangeiro, tentou Alejandro Sabella, mas, sem retorno, desistiu do argentino. Enquanto procura uma nova opção , o presidente efetivou o auxiliar Milton Cruz, que tenta fazer Ganso e companhia serem competitivos. O São Paulo ainda pode perder o líder Rogério Ceni, que deve se aposentar depois da Libertadores.

Estádio

Morumbi (66.795)

 

Em 2014

Vice

 

Títulos

1977, 1986, 1991,

2006, 2007 e 2008

 

No estadual

Semifinalista

 

Estrangeiros

Centurión (M, ARG)

 

Olho na promessa

Boschilia (M, 19 anos)

DIEGO

SOUZA

Mauro Vieira - BD

SPORT

Com as quedas de Bahia a Vitória no ano passado, o Sport é o único representante do Nordeste neste Brasileirão. O início do ano não foi bom para os pernambucanos, eliminados nas semifinais da Copa do Nordeste e no Campeonato Pernambucano. Diego Souza, ex-Grêmio, continua sendo o destaque da equipe do técnico Eduardo Baptista, filho de Nelsinho. Para auxiliar o meia, o Sport trouxe o centroavante Hernane "Brocador", vice-artilheiro do Brasileirão 2013 com a camisa do Flamengo.

Estádio

Ilha do Retiro (30.520)

 

Em 2014

11º

 

Títulos

1987

 

No estadual

 

Estrangeiros

-

 

Olho na promessa

Joelinton (A, 18 anos)

DAGOBERTO

Marcelo Sadio - Divulgação

VASCO

Terceiro colocado na Série B, o Vasco retornou à elite em um período de transição. Em 1º de dezembro, Eurico Miranda voltou à presidência. Com o intuito de "resgatar o respeito do Vasco", o dirigente lidera uma reformulação que começou com as saídas de Joel Santana e mais de 15 jogadores. Com o técnico Doriva, campeão paulista com o Ituano, chegaram o meia Julio Dos Santos, ex-Grêmio, e os atacantes Dagoberto e Gilberto, ex-Inter, os principais reforços. Apesar das limitações do grupo, em pouco tempo Doriva montou um time competitivo, capaz de conquistar o título do Carioca.

Estádio

São Januário (24.311)

 

Em 2014

3º na Série B

 

Títulos

1974, 1989, 1997 e 2000

 

No estadual

Campeão

 

Estrangeiros

Martín Silva (G, URU),

Guiñazu (V, ARG),

Julio Dos Santos (M, PAR),

Emanuel Biancucchi (M, ARG), Montoya (M, COL)

 

Olho na promessa

Thalles (A, 19 anos)