Santander Cultural

"Queermuseu": fechamento de exposição em Porto Alegre repercute na imprensa internacional 

The New York Times e The Washington Post, dois dos principais jornais do mundo, noticiaram o caso

11/09/2017 - 19h03min | Atualizada em 12/09/2017 - 08h31min
"Queermuseu": fechamento de exposição em Porto Alegre repercute na imprensa internacional  Divulgação/Santander Cultural
Foto: Divulgação / Santander Cultural  

O encerramento da exposição  Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira , cancelada no último domingo pelo Santander Cultural após receber acusações  de promover blasfêmia contra símbolos católicos e conter obras que faziam referência à pedofilia e à zoofilia, repercurtiu na imprensa internacional. 

Nesta segunda-feira (11), os sites dos jornais The New York Times e  Washington Post, dois dos principais veículos dos Estados Unidos, publicaram um relato sobre o ocorrido. Ambos os portais utilizaram um texto assinado pela Associated Press, agência internacional de notícias. A publicação refere-se ao caso como uma "exposição de arte sobre diversidade de gênero cancelada em resposta a uma campanha de grupos conservadores". 

Leia também
FOTOS: veja imagens da exposição "Queermuseu", cancelada após críticas nas redes
"Queermuseu": quais são e o que representam as obras que causaram o fechamento da exposição

queermuseu, new york times, santander cultural, obra de arte, polêmica, mbl, the washington post
Publicação no site do The New York TimesFoto: New York Times / Reprodução

O texto destaca trechos da nota divulgada pelo Santander Cultural, em que a instituição diz que considerou que algumas obras da exposição "desrespeitavam símbolos, crenças e pessoas, o que não está em linha com a nossa visão de mundo". Também são destacadas declarações do deputado estadual Marcel van Hattem (PP-RS) e do Secretário Municipal da Cultura de Porto Alegre, Luciano Alabarse

O site ArtReview Asia, versão asiática de um dos mais importantes portais especializados em arte no mundo, destaca que a exposição incluía trabalhos de 85 artistas, inclusive de nomes importantes dentro do universo das artes, como Adriana Varejão, Alfredo Volpi, Cândido Portinari, Clóvis Graciano, Fabio Del Re, Flávio Cerqueira, Leonilson e Gilberto Perin.



 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.