Protesto

"Queermuseu": filho da artista Lygia Clark participará de ato contra o encerramento da exposição

Álvaro Clark pediu autorização para utilizar duas obras da mãe expostas na mostra 

12/09/2017 - 15h54min | Atualizada em 12/09/2017 - 15h56min
"Queermuseu": filho da artista Lygia Clark participará de ato contra o encerramento da exposição Tadeu Vilani/Agencia RBS
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS  

Álvaro Clark, filho da pintora e escultura Lygia Clark (1920-1988)  e presidente da associação cultural O Mundo de Lygia Clark, responsável por administrar a obra da artista, vai participar do ato em apoio à exposição Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, informou o jornal O Globo. Lygia era uma das 85 artistas com obras expostas na mostra do encerrada precocemente pelo Santander Cultural no último domingo (10) sob acusações de promover blasfêmia contra símbolos católicos e conter obras que faziam referência à pedofilia e à zoofilia. 

Leia também
"Queermuseu": Santander devolverá dinheiro público de exposição
"Queermuseu": artistas divulgam abaixo-assinado pela reabertura de exposição
"Queermuseu": acusações de apologia e profanação não se aplicam à exposição fechada, dizem juristas

A manifestação está prevista para ocorrer na tarde desta terça-feira (12), no Centro Histórico de Porto Alegre, em frente ao prédio do Santander Cultural. "Repudiamos os ataques conservadores e fundamentalistas e suas acusações falsas e infundadas. Repudiamos também a decisão do Santander Cultural de encerrar prematuramente a exposição, recuando diante das manifestações fascistas de ódio e preconceito", diz o evento no Facebook, que se define como um ato "em defesa da liberdade de expressão artística, as liberdades democráticas e contra os retrocessos políticos que limitam o exercício de cidadania da população LGBTT".

Álvaro pediu pediu para usar dois trabalhos da mãe expostos na Queermuseu: Cabeça Coletiva (1974), que deve ser utilizada pela coreógrava Ana Vittória, e O Eu e o Tu (1967) — neste trabalho duas pessoas, usando macacões semelhantes, experimentam uma mútua exploração física, informa o jornal O Globo.





 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.