Rota internacional

Filme "Aquarius" é selecionado para o Festival de Nova York

Estrelado por Sonia Braga, longa  dirigido por Kleber Mendonça Filho vai abrir Festival de Gramado e estreia no Brasil em 1º de setembro

10/08/2016 - 12h57min | Atualizada em 10/08/2016 - 13h01min
Filme "Aquarius" é selecionado para o Festival de Nova York vitrine filmes/Divulgação
Foto: vitrine filmes / Divulgação  

Filme escolhido para abrir o Festival de Gramado, no dia 26 de agosto, Aquarius segue circulando por prestigiados eventos cinematográficos internacionais. O longa dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho foi selecionado para o New York Film Festival, de 30 de setembro a 16 de outubro. Realizado pela Film Society of Lincoln Center, esse certame é a principal porta de entrada no mercado norte-americano para filmes estrangeiros reconhecidos internacionalmente.

Após a première no Festival de Cannes, no qual disputou a Palma de Ouro e ganhou elogios entusiasmados da crítica, Aquarius foi eleito o melhor filme no Festival de Sydney, na Austrália, e também no Transatlantyk International Film Competition, em Lodz, na Polônia.

ZH já viu: "Aquarius" celebra o valor existencial da memória
Lançamento de "Aquarius" em Cannes é marcado por protesto contra Temer

Com estreia no circuito brasileiro marcada para 1º de setembro, Aquarius é estrelado por Sonia Braga. A atriz vive uma jornalista aposentada que mora em um antigo prédio da orla da praia de Boa Viagem, em Recife, e se torna alvo do  assédio de grandes construtoras interessadas no terreno.

Durante a passagem pelo Festival de Cannes, onde o filme foi muito bem recebido pelos críticos, Mendonça, Sonia e integrantes da equipe e do elenco protestaram contra o processo político que afastou provisoriamente a presidente Dilma Rousseff do governo do Brasil — em cartazes e entrevistas, denunciaram ter ocorrido no país um golpe de Estado.