Marcelo Perrone
Como se mede a relevância e o impacto de um filme além da apreciação subjetiva do espectador e do crítico e dos números de bilheteria imprecisos na aferição de valores que a matemática não contempla? Este 2016 foi mais um ano superlativo para o mercado cinematográfico no Brasil, segundo balanço ainda preliminar do portal Filme B, especializado no ramo: cerca R$ 2,6 bilhões arrecadados (12,4% a mais do que em 2015) e 185 milhões de ingressos vendidos (alta de 8,3%), desempenho que consolida o 11º ano consecutivo de crescimento em renda e oitavo seguido em público. Observando a fatia que cabe ao cinema brasileiro, os dados são igualmente positivos: 26,8% mais público e 22,5% mais renda em relação a 2015. Foram 27, 5 milhões de ingressos para filmes nacionais (21,6 milhões em 2015), com o market share (proporção em relação aos números totais do mercado) de 14,6%, o quarto maior desde a retomada da produção local em meados dos anos 1990.