Aposentadoria

Ator francês Alain Delon anuncia fim da carreira, aos 81 anos

Lenda do cinema encerrará em definitivo suas atividades após seu último filme e uma peça de teatro

Por: AFP
09/05/2017 - 22h48min | Atualizada em 09/05/2017 - 22h48min
Ator francês Alain Delon anuncia fim da carreira, aos 81 anos ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP
Alain Delon no Festival de Cinema de Cannes, em 2013 Foto: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT / AFP  

Alain Delon, de 81 anos, lenda do cinema francês e europeu, anunciou nesta terça-feira, 9, que irá pôr fim à sua carreira após seu último filme e uma peça de teatro.

– Eu tenho a idade que tenho. Fiz a carreira que fiz. Vou fechar o ciclo com um filme e uma peça de teatro magníficos. Não é o fim de uma vida, mas de uma carreira – disse o ator à AFP nesta terça.

Leia mais
Cinco filmes para lembrar Alain Delon
Ator Alain Delon é hospitalizado após sofrer arritmia cardíaca

Delon participou de pelo menos 80 filmes em 50 anos de carreira e foi dirigido por grandes cineastas, como Jean-Pierre Melville, Luchino Visconti, Joseph Losey, ou Michelangelo Antonioni. Seus papéis em Rocco e Seus Irmãos, O Leopardo, O Samurai, entre outros, marcaram a história do cinema. 

No final do ano, Delon vai rodar um filme sob a direção do francês Patrice Leconte. A nova produção chega às telonas em 2018. Ele estrela o filme com Juliette Binoche.

– Será uma bela história de amor. Ainda não há título, mas meu personagem vai se parecer um pouco comigo na vida: um homem da minha idade, caprichoso, furioso, mas que descobrirá o amor antes de partir – afirmou.

Delon disse esperar que a produção seja selecionada em Cannes, "para voltar e se despedir" do maior festival de cinema do mundo.

– Depois desse último filme, acabarei minha carreira com uma magnífica obra de teatro escrita por mim mesmo, Le Crépuscule d'un fauve, de Jeanne Fontaine – contou.

Nos últimos anos, Delon se envolveu em polêmicas por conta de suas posições a favor do partido da extrema-direita francesa Frente Nacional ou suas declarações sobre a homossexualidade, a qual ele considera "contra as leis naturais".

* AFP

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.