Cinema

Estreia "Alien: Covenant", de Ridley Scott; faça o teste e veja qual extraterrestre você seria 

Longa-metragem estreou no circuito de cinemas nesta quinta-feira

11/05/2017 - 15h19min | Atualizada em 11/05/2017 - 15h42min
Estreia "Alien: Covenant", de Ridley Scott; faça o teste e veja qual extraterrestre você seria  Fox/Divulgação
Ridley Scott volta a dirigir "Alien", saga que iniciou no final dos anos 1970 Foto: Fox / Divulgação  

O público cinéfilo assistirá em 2017 a continuações de dois clássicos da ficção científica moderna dirigidos há mais de 35 anos por Ridley Scott: em Blade Runner 2049, com estreia prevista no Brasil para 5 de outubro, o diretor Denis Villeneuve revisita personagens e a trama de Blade Runner, o Caçador de Androides (1982); já Alien: Covenant, em cartaz a partir desta semana na Capital, é o sexto episódio da franquia iniciada com Alien, o Oitavo Passageiro (1979). O próprio Scott assina o novo título de horror espacial em que humanos são caçados por asquerosos alienígenas infiltrados em naves e corpos.

Ambientado 10 anos após os acontecimentos de Prometheus (2012), Covenant faz um elo narrativo e, especialmente, estético com o primeiro filme da série ao retomar o clima de terror sombrio do longa original e explorar uma variedade de criaturas e cenários tributários do universo macabro e fascinante de H. R. Giger (1940 – 2014), artista plástico suíço que concebeu o monstro de Alien, criação premiada com o Oscar de efeitos especiais em 1980.

A história de Covenant retoma novamente a premissa da produção que iniciou a saga: depois de receber uma mensagem misteriosa, uma espaçonave desvia de sua rota para explorar um planeta desconhecido, onde os ETs mortíferos estão à espera de presas e hospedeiros. Na nova trama, a tripulação liderada pelo capitão Oram (Billy Crudup) inclui o androide Walter (Michael Fassbender, de Prometheus e 12 Anos de Escravidão) e a oficial Daniels (Katherine Waterston, de Vício Inerente e Animais Fantásticos e Onde Habitam). 

A missão dos viajantes é levar 2 mil colonos que estão hibernando dentro da nave Covenant até o distante planeta Origae-6, onde esperam estabelecer uma nova base. Ao rastrearem a origem da transmissão captada por acaso eles descobrem um astro vizinho que, à primeira vista, parece ser um paraíso para os humanos – mas que logo vai se revelar um inferno sangrento.

Leia também
Cinema em Porto Alegre: "Alien: Covenant" e outras estreias desta semana
Após grupo desistir de festival por filmes que favoreceriam "direita conservadora", Cine PE é adiado

Covenant é relativamente bem sucedido na recauchutagem do esquema de filme de terror B de O Oitavo Passageiro: um grupo de pessoas trancadas em um lugar escuro atacadas uma de cada vez por um assassino desconhecido – com direito até a uma nova versão da tenente Ripley, evocada pela personagem Daniels. A heroína, no entanto, não tem a mesma força da antológica figura interpretada pela atriz Sigourney Weaver nos quatro primeiros Alien e fica aquém do robô humanoide Walter – o verdadeiro protagonista de Covenant. Fassbender mostra em cena o talento de sempre – voltando inclusive a encarnar David, o androide de Prometheus –, mas nem mesmo sua atuação competente consegue sustentar por muito tempo os diálogos e as reflexões pseudofilosóficas do filme a respeito de criação e evolução, vida e morte, razão e sentimento, que dão dicas de como surgiu a terrível criatura da série.

Mirando tanto no horror gore quanto na especulação metafísica, Alien: Covenant não consegue manter o foco em nenhum dos alvos, não conseguindo ser muito mais do que um interessante bestiário com várias formas dos célebres Xenomorfos cósmicos.

Alien: Covenant
De Ridley Scott
Ficção científica, EUA, 2017, 122min, 12 anos.
Cotação: bom
Onde assistir: Arcoplex Boulevard, Arcoplex Rua da Praia, Cinespaço Wallig, Cineflix Total, Cinemark Barra, Cinemark Ipiranga, Cine Victória, Espaço Itaú, GNC Iguatemi, GNC Lindoia e GNC Praia de Belas.


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.