Desfile de estrelas

Festival de Veneza reúne astros do cinema a partir de quarta-feira

Matt Damon, Jane Fonda e George Clooney passam pelo tapete vermelho

Por: AFP
29/08/2017 - 07h36min | Atualizada em 29/08/2017 - 11h25min
Festival de Veneza reúne astros do cinema a partir de quarta-feira Getty Images/North America
Foto: Getty Images / North America  

A 74ª edição do Festival de Veneza começa na quarta-feira (30) com um desfile de estrelas do cinema e diretores consagrados. O tapete vermelho do festival de cinema mais antigo do mundo receberá neste ano lendas de Hollywood como Jane Fonda e Robert Redford, que serão premiados com o Leão de Ouro por suas carreiras, além de Matt Damon, Ethan Hawke, George Clooney, Javier Bardem, Penélope Cruz, Michelle Pfeiffer, Helen Mirren, Julianne Moore e Frances McDormand.

O filme de ficção científica Downsizing, do americano Alexandre Payne, com Matt Damon, Christoph Waltz e Kristen Wiig, abrirá a competição oficial, confirmando mais uma vez a excelente relação entre o cinema dos Estados Unidos e o festival.

Leia mais
Festival de Gramado: "Como Nossos Pais", de Laís Bodanzky, foi o grande vencedor, com seis Kikitos
Confira a lista de vencedores do 45º Festival de Cinema de Gramado 
Com recado para Temer, Dira Paes recebe homenagem em Gramado

Há alguns anos, Veneza se tornou a plataforma para o início da trajetória de alguns filmes que seriam premiados com várias estatuetas do Oscar, casos de Gravidade, Birdman, Spotlight e La la Land.

Vinte e um filmes, todos estreias mundiais, disputarão o Leão de Ouro: cinco produções americanas, quatro italianas, duas britânicas, três francesas, uma mexicana, uma australiana, uma israelense, um libanesa, uma japonesa e duas chinesas.

O mexicano Guillermo del Toro, com The Shape of Water, está na disputa, assim como os novos filmes de George Clooney, Darren Aronofsky, Paul Schrader e Payne, entre outros.

A expectativa é muito grande a respeito de Suburbicon, o novo trabalho de Clooney como diretor, com roteiro dos irmãos Coen.

Ambientado no início dos anos 1960, o drama familiar vai competir com o potencial sucesso de bilheteria Mãe!, do também americano Darren Aronofsky (Cisne Negro), uma história de terror com Jennifer Lawrence e Javier Bardem.

O grupo americano é completado por Paul Schrader e seu First Reformed, protagonizado por Ethan Hawke, e pelo documentarista Frederick Wiseman com uma imersão de três horas na biblioteca de Nova York.

Nova onda do cinema italiano 

Quatro diretores da chamada "nova onda" do cinema italiano, como definiu o diretor do festival, o crítico de cinema Alberto Barbera, estão na mostra oficial.

Entre eles, está Paolo Virzi, com sua primeira produção em inglês The Leisure Seeker, protagonizada por Helen Mirren e Donald Sutherland.

O desafio de Barbera foi incluir cineastas italianos relativamente desconhecidos, como os irmãos Antonio e Marco Manetti, que levam ao festival Ammore e Malavita, um musical sobre o crime organizado ambientado em Nápoles; Andrea Pallaoro, com Hannah, um drama psicológico; e Sebastiano Riso, com Una Famiglia.

Figuras conhecidas retornam ao Lido, como o franco-tunisiano Abdellatif Kechiche, premiado em Veneza em 2007 por O Segredo do Grão e que exibirá Mektoub, My Love. O israelense Samuel Maoz, vencedor em 2009 do Leão de Ouro com seu original filme de guerra Lebanon, espera repetir a façanha com Foxtrot.

Veneza também vai assistir ao documentário Human Flow, do artista e ativista chinês Ai Weiwei, um trabalho sobre a crise dos refugiados na Europa e no mundo.

Fora de competição, o festival receberá o consagrado cineasta britânico Stephen Frears, que exibirá Victoria & Abdul.

O Brasil será representado apenas pelo curta-metragem Meninas Formicida, de João Paulo Miranda, que disputará a mostra competitiva da categoria com outras 11 produções.

Leia outras notícias em ZH



 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.