
O Tony Awards, que prestigia os melhores da Broadway, foi aberto neste domingo, em Nova York, com uma mensagem em homenagem às vítimas do massacre de Orlando.
"Nossos corações estão com todos os afetados por essa atrocidade", declarou o anfitrião, o comediante britânico e apresentador de televisão James Corden, no início da festa, conhecida como o Oscar do teatro.
Leia mais:
Atirador invade boate gay em Orlando e deixa mortos e feridos
FBI investiga ataque a boate de Orlando como ato terrorista
Polícia de Orlando identifica suspeito de assassinar Christina Grimmie
Atualmente morando na Califórnia, Corden disse que o teatro não conhece credos, raças, ou condição sexual.
"O ódio nunca vencerá. O espetáculo desta noite se ergue como um símbolo e uma celebração desse princípio", completou.
O espetáculo Hamilton, o fenômeno pop baseado no primeiro secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Alexander Hamilton, saiu consagrado da premiação. A peça levou 11 dos principais prêmios da Broadway, incluindo melhor musical, melhor ator, melhor direção e melhor texto para Lin-Manuel Miranda.
Em seu discurso de agradecimento, Miranda fez referência às vítimas de Orlando. O porto-riquenho leu um poema em que repetia a frase: "And love is love is love is love is love is love is love is love cannot be killed or swept aside" (E amor é amor . E ninguém poderá matá-lo ou arrasá-lo).
O Tony também foi tema de comentários nas redes sociais ao consagrar o trabalho de quatro atores negros em suas categorias de atuação musical. Leslie Odom Jr., Renée Elise Goldsberry, Daveed Diggs e Cynthia Erivo foram os vencedores. A premiação gerou comparações com o Oscar, que teve diversidade muito menor entre indicados e vencedores.