Teatro

Gero Camilo e Victor Mendes celebram a cultura em peça no 23º Porto Alegre Em Cena

"Caminham nus empoeirados" tem sessões nesta quinta e sexta-feira no Teatro do Sesc Centro, na Capital

22/09/2016 - 08h00min | Atualizada em 22/09/2016 - 08h00min
Gero Camilo e Victor Mendes celebram a cultura em peça no 23º Porto Alegre Em Cena Cacá Diniz/Divulgação
Na montagem, Victor Mendes e Gero Camilo fazem um apelo pela cultura Foto: Cacá Diniz / Divulgação

Dois atores de teatro: um mais velho e, consequentemente, desenvolto; o outro, um jovem cheio de dúvidas e inseguranças. Ambos apaixonados por sua arte, mas desiludidos com o ambiente em que vivem. Ainda que tenham suas diferenças, unem-se, largam seus empregos e saem pela estrada fazendo números de circo, truques de mágica e esquetes de humor. Poderia ser a história de Gero Camilo e Victor Mendes, mas é o roteiro de Caminham nus empoeirados, peça que os dois trazem para o Teatro do Sesc Centro (Alberto Bins, 665) nesta quinta (22/9) e sexta (23/9), às 20h, com ingressos a R$ 80, como parte da programação do 23º Porto Alegre Em Cena.

Grupo Magiluth (PE) traz referências filosóficas em espetáculo 
Leia todas as notícias do 23º Porto Alegre Em Cena

A peça, inspirada no conto homônimo do livro A macaúba da terra, também de Gero Camilo, surgiu de uma parceria entre Brasil e Portugal. Quando a dramaturga portuguesa Luisa Pinto pediu a Gero um texto para encenar na abertura da segunda edição do Festival de Teatro da Língua Portuguesa de Matosinhos, em Portugal, em setembro de 2015, o brasileiro sugeriu que fosse feita uma montagem conjunta – escrita por ambos, com elenco formado pelo brasileiro Victor Mendes e pelo português João Costa (depois substituído pelo próprio Gero). Para Gero, a experiência, somada à turnê europeia (que passou por países como Grécia, França e República Checa), constitui uma troca cultural que ajuda a oxigenar a produção.

– Essa ponte feita a partir de arte ajuda a identificar elementos de cultura popular específicos que se tornam tradição em diferentes lugares. Ao mesmo tempo, mostra a nossa identidade de artista popular, que ocupa ruas, praças, teatros, uma identidade que, até por ser andarilha, é muito universal – avalia o ator e diretor com vasta experiência em TV, cinema e teatro, além de literatura e música – Isso faz com que se consiga trabalhar sem dificuldades com a tradição e com o que há de mais contemporâneo.

Se Caminham nus empoeirados é uma homenagem à cultura em sua forma mais pura, serve também como uma denúncia sobre a (pouca) luz que se joga sobre essas produções. O jovem Victor Mendes, criador da Companhia Tertúlia de Acontecimentos (responsável por Caminham..., além de Aldeotas e de uma futura peça sobre a história do samba, todas protagonizadas por ele e Gero, que é o outro criador da companhia), lembra que o momento não é dos melhores para expressões culturais como o teatro – e avalia que o papel da peça é também superar essas dificuldades.

– Vivemos um momento em que a cultura está sendo descartada – diz Victor, sem falar diretamente sobre questões da política brasileira atual, como o fim (e posterior ressurgimento) do Ministério da Cultura – Nossa batalha é para que isso não aconteça, para dar cada vez mais importância, para formar novos cidadãos por meio da arte. Queremos um país que tenha uma cultura não só de massa, mas própria; não só midiática, mas regional.

CAMINHAM NUS EMPOEIRADOS
Nesta quinta
(22/9) e sexta-feira (23/9), às 20h.
Teatro do Sesc Centro (Alberto Bins, 665), em Porto Alegre.
Ingressos: R$ 80.
Ponto de venda sem taxa: loja Myticket (Rua Padre Chagas, 327, loja 6) ): de segunda a sexta, das 9h às 18h; e sábados, das 10h às 15h.
Pontos de venda com taxa de 20% sobre o total da compra: site ingressospoaemcena.com.br e telefone (51) 3030-1500, ramal 512, de segunda a sexta, das 9 às 18h. Se ainda houver ingressos, serão vendidos nos teatros, uma hora antes das sessões (pagamento apenas em dinheiro).
Há desconto de 50% para sócio e acompanhante do Clube do Assinante.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.