Eleição literária

Conheça os patronáveis da Feira do Livro de Porto Alegre de 2016 

André Neves, Caio Riter, Cíntia Moscovich, Claudia Tajes e Luís Dill são os candidatos deste ano

23/09/2016 - 12h51min | Atualizada em 27/09/2016 - 10h49min
Conheça os patronáveis da Feira do Livro de Porto Alegre de 2016  Divulgação / Agência RBS / Arte /Arte
O autores André Neves, Caio Riter, Cíntia Moscovich, Claudia Tajes e Luís Dill  Foto: Divulgação / Agência RBS / Arte / Arte

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) divulgou nesta sexta-feira a lista dos cinco possíveis patronos da Feira do Livro de 2016. Os nomes foram indicados por empresas associadas à CRL, ex-presidentes da Câmara e ex-patronos. O nome do escritor que deve suceder o poeta Dilan Camargo, atual dono do posto, deverá ser divulgado até 7 de outubro. Na eleição, votam novamente o eleitorado que indicou os nomes, além de representantes da comunidade cultural. 

A 62ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorrerá entre 28 de outubro e 15 de novembro de 2016. Conheça melhor cada um dos patronáveis:

André Neves, autor e ilustrador pernambucano radicado em Porto Alegre Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

André Neves
Pernambucano radicado em Porto Alegre, André Neves é ilustrador e autor de livros infantis. Conquistou o prêmio Jabuti em 2013, na categoria Ilustração de Livro Infantil e Juvenil pela obra Tom, além de acumular outros conquistar importantes, como o Açorianos. Também participou de mostras e exposições de ilustração no Brasil e no exterior. 

Caio Riter atua como escritor e professor Foto: Andréa Graiz / Agencia RBS

Caio Riter
Um dos mais conhecidos autores da literatura infantil e infantojuvenil do Estado, Caio Riter é professor, mestre e doutor em Literatura Brasileira. Seu primeiro livro, O palito Diferente, foi publicado em 1994, a partir do qual construiu uma sólida carreira literária, recebendo prêmios como Açorianos e Orígenes Lessa, Livro do Ano pela Associação Gaúcha de Escritores (Ages), além de ter obras selecionadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). 

A escritora Cínta Moscovich Foto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS

Cíntia Moscovich
É a única escritora da lista que participou da eleição anterior, na qual o poeta Dilan Camargo foi escolhido como patrono. Jornalista, Cíntia é mestre em Teoria Literária e foi diretora do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul. Autora premiada, seu mais recente livro, Essa coisa brilhante que é a chuva, foi o vencedor do prêmio Portugal Telecom de 2013 na categoria Contos. Em 2009, uma de suas histórias curtas foi incluída na nova edição da antologia Os melhores contos brasileiros do século. É também romancista, tendo lançado narrativas longas como Duas Iguais e Por que Sou Gorda, Mamãe?. Cíntia escreve periodicamente como  colunista do 2º Caderno (ZH).

Claudia Tajes, escritora e roteirista Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS

Claudia Tajes
É escritora e também atua como roteirista e redatora publicitária. Sua estreia na literatura se deu em 2000, com Dez (Quase) Amores. É também autora de outros títulos com boa circulação que aliam humor e reflexão sobre o cotidiano, como A vida sexual da mulher feia, Louca por homem e Sangue quente (2013). Além disso, Claudia é colunista na revista Donna.


Luís Dill, escritor e jornalista  Foto: Leonardo Brasiliense / Divulgação

Luís Dill
Escritor de histórias infantis e narrativas policiais, é autor de títulos como Tocata e Fuga (de 2007, vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura na categoria Contos) e A Dor Mais Afiada. Alguns de seus títulos receberam o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e fazem parte de seu acervo básico. Jornalista, é pós-graduado em Literatura Brasileira e atua na imprensa local.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.