Nobel de literatura

Conheça os livros de Bob Dylan

Primeiro volume da autobiografia do cantor está esgotado no Brasil 

Por: Estadão Conteúdo
13/10/2016 - 12h03min | Atualizada em 13/10/2016 - 16h19min
Conheça os livros de Bob Dylan JONATHAN NACKSTRAND/AFP
Foto: JONATHAN NACKSTRAND / AFP

O compositor norte-americano Bob Dylan levou o Prêmio Nobel de Literatura de 2016 nesta quinta-feira, em uma decisão que pegou todo o mundo cultural de surpresa — embora seu nome estivesse entre a lista de cotados há alguns anos. Entre os livros de Dylan publicados no Brasil está Crônicas — Volume 1 (Planeta), lançado em 2005 e esgotado. A obra resgata momentos de sua vida e obra a partir da chegada, em 1961, em Nova York.

O único livro "ficcional" publicado por Dylan, Tarantula (1971), também foi lançado no Brasil, em 1986, pela editora Brasiliense, com tradução de Paulo Henriques Britto, e chega a custar R$ 144 reais na Estante Virtual. A obra é uma viagem poética experimental escrita entre 1965 e 1967, anos em que a música de Dylan estava com tudo.

Leia mais:
Como foram os três shows de Bob Dylan em Porto Alegre
Músicas de Bob Dylan irão inspirar nova série da Amazon
Crítica: em "Shadows in the Night", Bob Dylan mostra sua melhor voz em anos 
Dylan lança "The Basement Tapes Complete" com músicas gravadas em 1967
Sete filmes sobre (e com) Bob Dylan

Outros dois títulos, infantis, trazem o nome do músico na capa, mas são adaptações de canções e homenagens ao artista. São eles O homem deu nome a todos os bichos (Nossa Cultura), que remete à canção Slow train coming e foi ilustrado por Jim Arnosky, e Forever young (Selo Martins), em que Paul Rogers presta uma homenagem ao músico ao intercalar momentos inspirados em músicas e na vida de Dylan.

Já sobre o músico, são milhares de publicações e algumas delas chegaram ao Brasil. Em 2011, a Larousse publicou No direction home: A vida e a música de Bob Dylan, do jornalista americano Robert Shelton, livro considerado a biografia definitiva do início da sua carreira nos anos 1960. Outra publicação por aqui é Like a Rolling Stone: Bob Dylan na encruzilhada, de Greil Marcus, lançado pela Companhia das Letras em 2010 — uma análise meticulosa da canção e do processo criativo de Dylan.

No dia 8 de novembro, será lançado, nos Estados Unidos, um volume com todas as letras que escreveu entre 1961, o início de sua carreira, e 2012. Para a edição de The lyrics, Dylan editou dezenas de letras.


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.