Feira do Livro

Feira do Livro de Porto Alegre: saiba quem são os cinco patronáveis

Homenageado pelo evento deve ser conhecido nos primeiros dias de outubro

05/09/2017 - 16h45min | Atualizada em 05/09/2017 - 16h49min

A Câmara Rio-Grandense do Livro divulgou na tarde desta terça-feira (5) os cinco indicados a patrono da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. O patrono é escolhido como um misto de homenageado e anfitrião do evento todos os anos. Esta primeira lista foi elaborada entre 30 de agosto a 3 de setembro, com votos das empresas associadas à Câmara Rio-Grandense do Livro (editoras, livrarias e distribuidoras de livros), de ex-presidentes da CRL e de patronos e patronas de edições anteriores.

Agora, esta lista curta será submetida a uma votação com o acréscimo de representantes da comunidade cultural do Estado (reitores de universidades, diretores de faculdades e titulares de entidades culturais e sociais envolvidas com a questão do livro). O nome escolhido será divulgado entre os dias 2 e 6 de outubro. A atual patrona é a escritora Cíntia Moscovich

Leia também:
Antônio Xerxenesky lança romance de horror baseado em ocultismo
Feira do Livro de Porto Alegre anuncia vinda de autores nórdicos
Programa Adote um Escritor será alterado pela Secretaria Municipal de Educação

Conheça os cinco indicados:

André Neves

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Pernambucano radicado em Porto Alegre, André Neves é ilustrador e autor de livros infantis. Conquistou o prêmio Jabuti em 2013, na categoria Ilustração de Livro Infantil e Juvenil pela obra Tom, além de acumular outras conquistas importantes, como o Açorianos. Também participou de mostras e exposições de ilustração no Brasil e no exterior. 

Caio Riter

Foto: Fernanda da Costa / Agencia RBS

Um dos mais conhecidos autores da literatura infantil e infantojuvenil do Estado, Caio Riter é professor, mestre e doutor em Literatura Brasileira. Seu primeiro livro, O Palito Diferente, foi publicado em 1994, a partir do qual construiu uma sólida carreira literária, recebendo prêmios como Açorianos e Orígenes Lessa e o Livro do Ano pela Associação Gaúcha de Escritores (Ages). Sua obra inclui livros narrativas e poemas para jovens, como Vicente em Palavras (2013), Futurações (2014), e ficção para adultos, como a coletânea de contos Vento Sobre Terra Vermelha (2012)

Celso Gutfreind

Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

Médico, doutor em psicologia clínica e pós-doutor em Psiquiatria da Infância e da Adolescência. Sua atuação acadêmica é voltada para a pesquisa da utilização terapêutica das narrativas. Já publicou mais de duas dezenas de livros, reunindo poesias, ensaios e literatura infantil. Entre outros títulos, contam-se Fera Domada (mais tarde reeditado como O Nome da Fera), É Fogo A Almofada que não Dava Tchau. Um de seus livros mais recentes é Monstros e Ladrões, obra infantil que aborda a violência nas grandes cidades.

Luis Dill

Foto: Leonardo Brasiliense / Divulgação

Escritor de histórias infantis e de narrativas policiais, é autor de títulos como Tocata e Fuga (de 2007, vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura na categoria Contos) e A Dor Mais Afiada– uma novela policial em microcapítulos. Alguns de seus títulos receberam o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e fazem parte de seu acervo básico. Jornalista, é pós-graduado em Literatura Brasileira. Em 2014, lançou Safári, romance sobre um empresário que começa a caçar a tiros os moradores de uma comunidade pobre

Valesca de Assis

Foto: Andréa Graiz / Agencia RBS

Natural de Santa Cruz do Sul, Valesca é professora e escritora. Estreou na literatura em 1990, com A Valsa da Medusa, tendo também publicado livros como A Colheita dos Dias (1992), O Livro das Generosidades (1997) e Harmonia das Esferas (2000), que obteve o prêmio Revelação de Autor, da Associação Paulista de Críticos de Artes e foi finalista do Prêmio Açorianos. Em 2010, lançou seu primeiro título infanto-juvenil, Um Dia de Gato (2010). No ano passado, publicou o romance A Ponta do Silêncio.

Leia mais notícias sobre literatura

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.