Para os fãs

Rolling Stones e Beatles terão novos documentários lançados

Com estreia em Porto Alegre em 6 de outubro, "Havana moon" registra o histórico show dos Stones em Cuba

21/09/2016 - 08h01min | Atualizada em 21/09/2016 - 08h01min
Rolling Stones e Beatles terão novos documentários lançados YAMIL LAGE/AFP
Mick Jagger e Keith Richards apresentaram-se para 1,5 milhão de pessoas no espetáculo gratuito em Havana Foto: YAMIL LAGE / AFP

Um dos momentos mais emblemáticos no processo de abertura comercial de Cuba chega aos cinemas no dia 6 de outubro – incluindo o Brasil. A noite histórica em que os britânicos do The Rolling Stones apresentaram-se em Havana, no dia 25 de março deste ano, foi registrada e transformada no documentário The Rolling Stones – Havana moon. Cerca de 70 salas do país irão exibir a produção dirigida por Paul Dugdale. Em Porto Alegre, ingressos antecipados já podem ser comprados no site cinemark.com.br.

No calor da revolução cubana, entre os anos 1960 e 1980, bandas estrangeiras como os Stones eram consideradas subversivas e tiveram todas as músicas excluídas das rádios locais. Embora não fossem oficialmente proibidas em público, os cubanos escutavam as canções em segredo, passando os discos favoritos de mão em mão. O show em Havana foi aberto com os petardos clássicos do repertório da banda de Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood e Charlie Watts. Jumpin' jack flash e It's only rock 'n roll (but i like it) fizeram parte da lista de sucessos.

– Aqui estamos finalmente. Tenho certeza de que esta será uma noite inesquecível – disse o vocalista no início da apresentação histórica, com ingresso gratuito, para 1,5 milhão de pessoas.

Havana moon não é o único registro da recente turnê dos Stones pela América Latina. Na semana passada foi lançado no Festival de Toronto, no Canadá, o documentário The Rolling Stones olé olé olé! : A trip across Latin America, com os melhores momentos da série de concertos que a banda apresentou no começo do ano em oito países: Chile, Argentina, Uruguai, Brasil, Peru, Colômbia, México e Cuba. Cenas do antológico show da banda no Estádio Beira-Rio, no dia 2 de março, sob intensa chuva, podem ser vistas no trailer do documentário, que não tem previsão de lançamento comercial nos cinemas brasileiros – deve chegar em DVD e Blu-ray. Quem assina a direção também é Paul Dugdale, responsável ainda por Sweet summer sun, registro do espetáculo dos Stones no Hyde Park de Londres em 2013.

Documentário sobre Beatles recupera imagens inéditas

Se os fãs dos Stones têm muito a festejar com esses lançamentos que celebram a banda com mais de 50 anos de estrada, os beatlemaníacos também estão em polvorosa com a série de novidades envolvendo o infindável baú dos Fab Four. Entre eles está o documentário Eight days a week – The touring years, dirigido pelo cineasta Ron Howard. Ainda sem previsão de lançamento no Brasil, o filme destaca os anos dourados da beatlemania – de 1962, quando o grupo lançou o compacto com Love me do, até 29 de agosto de 1966, dia da última apresentação ao público em estádio, em San Francisco. Howard teve acesso a imagens inéditas, como bastidores de shows, rotina em hotéis e convivência com os fãs, as quais costura com depoimentos de Paul McCartney, Ringo Starr e familiares de John Lennon e George Harrison. McCartney assistiu à première em Londres, na semana passada, e aprovou:

– Isso me lembra de grandes momentos, quando tocávamos com John e George. É muito emocionante e especial voltar a ver isso tudo.

Ringo e as viúvas de Lennon e Harrison, Yoko Ono e Olivia Harrison, também compareceram à sessão especial.


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.