Homenagem

Dia do Índio: ouça sete músicas brasileiras com temática indígena

Em 19 de abril, valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação de suas áreas são lembrados oficialmente

Por: Zero Hora
19/04/2017 - 20h49min | Atualizada em 19/04/2017 - 20h49min
Dia do Índio: ouça sete músicas brasileiras com temática indígena Marcos Hermes/Divulgação
Baby Consuelo, intérprete de "Curumin Chamar Cunhatã Que Eu Vou" costuma levar temática indígena à sua obra Foto: Marcos Hermes / Divulgação  

Desde 1943, em todo o dia 19 de abril, o Brasil celebra o Dia do Índio. Na data, comemora-se oficialmente a relevância dos valores culturais dos povos indígenas na formação do Brasil e discute-se a importância de preservar áreas e populações indígenas.

Se política e socialmente a data tenta reservar um momento de tomada de consciência da situação de uma das minorias sociais mais violentadas no Brasil, culturalmente é tradição entre artistas brasileiros celebrar a cultura do índio em diversas formas, inclusive na música. 

De Caetano Veloso a Milton Nascimento, passando por Rita Lee, Almir Sater e Legião Urbana, não foram poucos os cantores e bandas que buscaram nos índios inspiração para compor. Confira sete exemplos:

1. Índios, de Legião Urbana

2. Índia, de Gal Costa

3. Nozani Na, de Milton Nascimento

4. Curumin Chamar Cunhatã Que Eu Vou, de Jorge Ben Jor e Baby Consuelo

5. Baila Comigo, de Rita Lee

6. Um Índio, de Caetano Veloso

7. Kikiô, de Almir Sater


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.