
Já faz algum tempo que Anitta passou de aposta da música nacional para rainha do pop brasileiro. Esse reinado inclui a explosão de um hit atrás do outro, uma agenda de shows lotada, apresentação de programa na TV e os primeiros passos na carreira internacional – nesta semana, a artista gravou o clipe do single em espanhol Paradinha, em Nova York, e também participa, nesta sexta, do talk show de Jimmy Fallon ao lado de Iggy Azalea. E até o público infantil está contemplado na jogada. Neste fim de semana, a carioca vem a Porto Alegre para apresentar dois shows: no sábado (27), o espetáculo da tradicional Bang Tour e, no domingo (28), o curioso Show das Poderosinhas.
De Larissa a estrela internacional, confira, em 10 passos, a ascensão de Anitta:
1. Nascida em 30 de março de 1993, no bairro Honório Gurgel, no Rio de Janeiro, Larissa de Macedo Machado escolheu o nome artístico Anitta depois de assistir à minissérie Presença de Anita, de 2001, que tinha a gaúcha Mel Lisboa como a protagonista. Mais ou menos nessa época, aos oito anos, a artista mirim já cantava em corais de igreja.
2. Na adolescência, paralelamente ao sonho de ser cantora e às incursões (ainda amadoras) no mundo da música, Anitta – ou Larissa – aprendeu inglês, fez aulas de dança de salão, formou-se em Administração, estagiou na Vale (antiga Vale do Rio Doce) e trabalhou em uma loja de roupas.

Leia mais
Anitta participará da próxima novela de Aguinaldo Silva
"Não tenho medo de exposição, nem de críticas", diz Anitta
3. Em 2009, aos 16 anos, a carioca começa a fazer certo sucesso ao publicar vídeos de covers e danças no YouTube. Começa a surgir a MC Anitta.
4. No início da década seguinte, a cantora começa a chamar a atenção em bailes funk cariocas e assina contrato com a Furacão 2000, gravadora clássica do gênero e o grande epicentro do baile funk à época. É o momento em que a carreira da MC Anitta dá o primeiro grande passo.
5. Em 2011, vem o primeiro single: Eu Vou Ficar.
Por sugestão do produtor Batutinha, o mesmo que a descobriu nos bailes funk e a chamou para a Furacão 2000, ela acrescenta um T no nome. No ano seguinte, já fora da Furacão 2000, vem o primeiro grande sucesso: Meiga e Abusada.
A música entra na trilha de Amor à Vida e, na mesma época, Anitta faz sucesso com o quadradinho, passo inventado por ela, que acaba ganhando popularidade entre os grupos de funk.
6. Depois de dois EPs, a cantora lança seu primeiro disco, Anitta. A cantora já é uma das mais prestigiadas do país, mas torna-se supercelebridade com Show das Poderosas, em abril de 2013. Do disco, ainda saem Não Para e Zen.
7. Em 2014, já no panteão dos grandes nomes da música brasileira, a cantora grava seu primeiro DVD e seu segundo disco, Ritmo Perfeito. O disco rende cinco singles: Blá Blá Blá, Cobertor, Na Batida, Ritmo Perfeito e No Meu Talento. No mesmo ano, a estreia faz sua estreia no cinema, em Copa de Elite, e mais tarde ainda atua em Didi e o Segredo dos Anjos.
8. Um ano depois, a cantora parte para seu terceiro álbum, Bang!, e atinge novos níveis: é a primeira cantora a atingir o topo do Spotify Brasil. O álbum rende os singles Deixa Ele Sofrer, Bang (cujo clipe atinge números recordes), Essa Mina é Louca e Cravo e Canela. Em 2016, Anitta se apresenta na abertura das Olimpíadas ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil.
9. Ainda em 2016, Anitta estica seus tentáculos: ela estreia na televisão à frente do programa Música Boa Ao Vivo, da Multishow (fazendo muito sucesso no comando da atração, diga-se de passagem) e expande sua carreira para o mercado internacional, com Sim ou Não, parceria com o colombiano Maluma.
10. 2017 surge como mais um pulo do gato da cantora. Já sem uma ligação tão forte com o funk, a cantora (que já havia apresentado músicas de outros gêneros, como o reggae Zen, o reggaeton Sim ou Não) aposta em ritmos do momento: o sertanejo Loka, com a dupla Simone e Simaria, o forró-arrocha-funk Você Partiu meu Coração, com Wesley Safadão e Nego do Borel, e mais uma incursão no mercado internacional, Switch, com a rapper australiano Iggy Azalea. Nesta sexta, as duas irão se apresentar no programa Tonight Show, apresentado por Jimmy Fallon.