Rock no sofá

Dez cinebiografias para assistir no Dia do Rock

Produções contam a história de ícones como Beatles, Rolling Stones, Beach Boys e Jimi Hendrix. Os filmes estão disponíveis em DVD e alguns títulos circulam pela TV por assinatura e serviços de streaming 

13/07/2017 - 13h19min | Atualizada em 13/07/2017 - 13h47min

Stoned —A História Secreta do Rolling Stones (2005)

Leo Gregory (de branco), interpreta Brian Jones, personagem central de "Stoned ¿A História Secreta do Rolling Stones" Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

Esta é uma cinebiografia não autorizada dirigida pelo inglês Stephen Wooley. Portanto, a trilha sonora traz apenas os covers que os Stones tocavam no início da carreira, entre eles clássicos do r&b como como Not Fade Away, Little Red Rooster e Love in Vain. A trama tem como pano de fundo os primeiros passos dos Stones, quando o talentoso e guitarrista Brian Jones (Leo Gregory) despontava à frente da banda junto a Mick Jagger (Luke de Woolfson) e Keith Richards (Ben Whishaw). E foca na controversa morte de Jones, afogado da piscina de sua mansão aos 27 anos, em 1969. Na versão oficial, o problemático guitarrista, recém demitido pelos companheiros em razão de seu alto consumo de drogas e álcool, morreu de forma acidental durante um mergulho. Uma teoria defende um possível assassinato, cometido por um empregado invejoso do estilo de vida hedonista do patrão.

The Beach Boys: Uma História de Sucesso (2014)

Paulo Dano vive o jovem Brain Wilson Foto: River Road Entertainment / Divulgação

Paulo Dano e John Cusack alternam-se no papel de Brian Wilson, o brilhante e emocionalmente instável líder criativo dos Beach Boys, banda californiana de despontou no começo dos anos 1960 associada à onda da surf music. A trajetória de Wilson é contada em dois momentos no filme de Bill Pohlad: nos 1960, quando o visionário músico (Dano), impressionado com a sofisticação sonora alcançada pelos Beatles, comanda no estúdio a gravação do revolucionário álbum Pet Sounds (1966), e na década de 1980, quando Wilson (Cusack) arrastava-se em um permanente de estado de torpor manipulado e medicado por um guru picareta (Paul Giamatti).

Leia mais
Lenda do rock gaúcho, Fughetti Luz lança "Tempo Feiticeiro"
Confira shows e atrações para celebrar o Dia do Rock

O Garoto de Liverpool (2009)

O jovem John Lennon é vivido por Aaron Johnson Foto: Imagem filmes / Divulgação

Aaron Johnson vive John Lennon no registro da conturbada adolescência do futuro beatle. Foi um período que moldou a personalidade do garoto e se refletiu na sua criação artística. Lennon foi marcado sobretudo pela ausência do pai, a negligência da mãe, que morreu atropelada quando buscava se reaproximar do filho, e o afeto austero da tia que o criou (vivida por Kristin Scott Thomas). O enredo do filme dirigido por Sam Taylor-Wood segue Lennon até seus primeiros ensaios com Paul McCartney e George Harrison, seus futuros parceiros nos Beatles. A primeira sessão de gravação deles, ainda como os Quarrymen, cantando In Spite of All The Danger, faz correr uma lágrima nos fãs dos garotos de Liverpool.

Controle: a História de Ian Curtis (2007)

Sam Riley como Ian Curtis Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

A cidade inglesa de Manchester foi o cenário de uma efervescente cena musical pós-punk que germinou no final dos anos 1970. E à frente desse movimento despontou o grupo  Joy Division, que tinha como vocalista Ian Curtis, jovem que sofria de epilepsia e refletia tanto em sua postura no palco quanto nas suas letras seu imenso desconforto existencial — ele se matou enforcado, aos 23 anos, em 1980, pouco antes do lançamento do segundo disco da da banda, Closer. Os músicos remanescentes, Peter Hook, Bernard Sumner e Stephen Morris formariam, com o reforço de Gilliam Gilbert, o New Order, outra grande banda. Quem conta essa história é o diretor Anton Corbijn, estreando no cinema após se consagrar assinando videoclipes e fotografias de grandes nomes da música pop. A impressionante semelhança do ator Sam Riley com Curtis colabora sobremaneira na beleza e força dessa tributo.

Jimi — Tudo a Meu Favor (2013)

André Benjamin encarna JImi Hendrix Foto: divulgação / Divulgação

Sem autorização da família de Jimi Hendrix, o longa de John Ridley não traz na trilha sonora os grande clássicos do guitarrista americano. Busca compensar o desfalque com a eficiente recriação da Swinging London, onde Hendrix, interpretado por André Benjamin, encontrou o ambiente para mostrar seu incendiário talento. A trilha destaca covers consagrados pelo guitarrista, como a explosiva versão de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, apresentada diante dos Beatles poucos dias depois do lançamento do histórico disco que completou 50 anos em 2017.

A Fera do Rock (1989)

Dennis Quaid como Jerry Lee Lewis, Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

Poucos encarnaram com tanta propriedade o espírito selvagem do rock'n'roll como  Jerry Lee Lewis, músico americano que foi um dos pioneiros do gênero martelando seu piano. O filme de Jim McBride equilibra o registro da importância de Lewis (Dennis Quaid) para a popularização do rock nos anos 1950, destacando sucessos como Great Balls of Fire, com as turbulências de uma desregrada vida pessoal turbinada com muita birita. Lewis protagonizou uma grande controvérsia e teve sua carreira abalada ao se envolver amorosamente com sua prima de apenas 13 anos (Winona Ryder).

Backbeat - Os Cinco Rapazes de Liverpool (1994)

Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

Antes de conquistarem o mundo, os Beatles ralaram muito tocando noites a fio em inferninhos como os de Hamburgo, na Alemanha, período reconstituído no filme de Iain Softley. Nessa época, a banda era um quinteto, com Paul, John, George e Ringo acompanhados por Stuart Sutcliffe (Stephen Dorff), baixista que morreu em 1962, aos 21 anos. O longa destaca o conflito que  Sutcliffe vivia entre ser músico ou seguir sua paixão pela pintura, vocação que aflora quando ele se envolve com a fotógrafa alemã Astrid Kirchherr (Sheryl Lee) e decide deixar a banda. 

 The Runaways - Garotas do Rock (2010)

Kristen Stewart como Joan Jett Foto: Paris / Divulgação

A diretora Floria Sigismondi conta a história do primeiro grupo de rock formado só por mulheres, no caso adolescentes americanas que decidiram fazer barulho em meados dos anos 1970 num cenário predominantemente masculino. A trama destaca o conflito entre as duas principais estrelas da formação: a problemática vocalista Cherie Currie (Dakota Fannig) e a determinada guitarrista Joan Jett (Kristen Stewart), que seguiria após o fim da banda uma exitosa carreira solo ainda hoje na ativa. 

Cazuza — O Tempo Não Para (2004)

Daniel de Oliveira Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

A performance física e musical de Daniel de Oliveira é o grande trunfo do filme de Sandra Werneck e Walter Carvalho. A trajetória do grande ídolo do rock brasileiro segue Cazuza dos tempos à frente da banda Barão Vermelho, no começo dos anos 1980, à exitosa carreira solo abreviada pela aids, em 1990.

The Doors (1991)

Val Kilmer Foto: Reprodução / Reprodução

O diretor Oliver Stone encontrou no ator Val Kilmer uma impressionante reencarnação de Jim Morrison, lascivo e ciclotímico poeta e vocalista da banda americana The Doors. O filme destaca os primeiros passos do grupo, em Los Angeles, os conflitos decorrentes do comportamento libertário de Morrison e o processo de autodestrutivo regado a drogas e álcool que o levaria à morte, em 1971, em Paris.  

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.