Friday in Babylon

Planta & Raiz e Chimarruts promovem noite de reggae no Opinião, em Porto Alegre

Shows ocorrem nesta sexta-feira, com abertura dos portões às 23h

Por: Alexandre Lucchese
31/08/2017 - 18h00min | Atualizada em 31/08/2017 - 18h00min
Planta & Raiz e Chimarruts promovem noite de reggae no Opinião, em Porto Alegre Mateus Bruxel/Agencia RBS
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS  

Duas grandes atrações do reggae nacional estarão reunidas na noite desta sexta-feira no palco do Opinião, em Porto Alegre. Às 23h55min, a gaúcha Chimarruts dá início à festa, seguida do show de lançamento do novo álbum da paulista Planta & Raiz – a casa abre os portões às 23h.

Com quase 20 anos de trajetória, o Planta & Raiz está viajando para divulgar as canções de Exército Delirante, disco que estreou nas plataformas de streaming em agosto. O grupo, criado em 1998, é formado atualmente por Zeider Pires (vocal), Franja (guitarra), Fernandinho (guitarra), Samambaia (baixo) e Juliano Hodapp (bateria). Com produção de Daniel Ganjaman, que já trabalhou ao lado de Crioulo, Tulipa Ruiz e CPM 22, o novo CD concilia o ritmo forte da banda com sofisticados arranjos de sopro, coroados pela poética good vibes dos rapazes: "Eu sou do Exército Delirante/ Sem troféus ou medalhas na estante/ Eu tô na corrida da vida, fazendo levante/ é suco natural, não é refrigerante", cantam na faixa-título.

Leia mais:
Almir Sater volta ao palco do Teatro do Bourbon Country nesta quinta
Documentário destaca a formação de David Lynch nas artes visuais
Venda de ingressos para o 24º Porto Alegre Em Cena começa na sexta-feira

A atração de abertura também traz novidades. A Chimarruts realiza seu primeiro show na Capital depois da saída da vocalista Tati Portella, que agora se dedica à carreira solo. Rafa Machado, que agora assume a frente do palco, afirma que a banda está voltando às suas raízes:

– Pouca gente sabe, mas a Chimarruts começou com duas backing vocals. Estamos voltando às nossas origens, daquela banda que se reunia no Marinha.

Depois de gravar um DVD ao vivo, em 2007, e gravar dois discos pela multinacional EMI, o grupo lançou no ano passado o álbum independente A Diferença. O disco vem ganhando visibilidade com a divulgação do clipe de Não Rola, parceria com a banda californiana Vibes Up Strong. O vídeo foi gravado nas ruas de Juiz de Fora (MG), mas Rafa conta que também houve tentativa de registrar as cenas na Capital:

– Aqui encontramos muitos obstáculos para realizar a gravação. Incrivelmente, foi muito mais fácil em Juiz de Fora do que em nossa própria cidade por questões burocráticas e de oportunidades. 

O vídeo documenta os músicos junto à população mineira, resgatando o espírito da coletividade da Chimarruts.

– A população comprou a ideia e foi com a gente para o centro da cidade. Também convidamos músicos de rua e outros colegas de Juiz de Fora. Trouxemos a coletividade. Queremos sair daquele formato do artista individual, de que só um fala, só um aparece.

PLANTA & RAIZ E CHIMARRUTS
Nesta sexta-feira
, às 23h.
Opinião (Rua José do Patrocínio, 834).
Ingressos a R$ 70 (primeiro lote) ou R$ 40 (promocional, com a doação de um quilo de alimento não perecível). Desconto de 50% para sócio do Clube do Assinante e um acompanhante.À venda na Youcom Bourbon Wallig (bilheteria oficial); lojas Youcom do Shopping Praia de Belas, Iguatemi, Bourbon Ipiranga, Barra Shopping Sul, Shopping Total, Bourbon Novo Hamburgo e Canoas Shopping; Multisom da Andradas 1001 (Centro de Porto Alegre) e do Bourbon São Leopoldo; e no site blueticket.com.br/grupo/opiniao.