Jogada internacional

De "Switch" a "Will I See You": as jogadas de Anitta para dar seu xeque-mate

Cantora lançou seu primeiro single em inglês no último domingo com forte estratégia de marketing e engajamento em redes sociais

04/09/2017 - 16h34min | Atualizada em 05/09/2017 - 09h49min
De "Switch" a "Will I See You": as jogadas de Anitta para dar seu xeque-mate Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação  

Anitta não para de mexer as peças no tabuleiro rumo ao seu xeque-mate. Sua mais recente jogada foi o lançamento, no domingo passado, do single Will I See You, sua primeira canção em inglês. Em pouco mais de 24 horas no ar, o vídeo da música assinada em parceria com o produtor Poo Bear já contabiliza mais de 5 milhões de visualizações no YouTube. Como se precisasse de mais, a cantora carioca ainda apostou em uma ampla estratégia de divulgação, que incluiu espalhar peças de xadrez por várias cidades e visitas a quatro capitais brasileiras, passando por São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Recife em poucas horas no domingo.

Esse é o começo do projeto CheckMate, que prevê o lançamento de uma música e um clipe por mês, sempre de surpresa e sem previsão de quantas serão. Embora acostumada a mexer com as redes sociais quase cotidianamente, Anitta agora mira fortemente o mercado internacional.

Leia também
Peças de xadrez espalhadas por cidades do Brasil anunciam novo clipe de Anitta
Anitta responde vereador que a chamou de "vagabunda de quinta"
Anitta grava clipe com biquíni de fita isolante no Rio de Janeiro

Desde o início deste ano, ela dá pequenos passos em direção a esse objetivo maior. Participou da música

Switch, da rapper australiana Iggy Azalea, e do programa The Tonight Show de Jimmy Fallon, lançou o single Paradinha cantado em espanhol e a ainda teve Sua Cara, hit da dupla Major Lazer (formada pelos DJs Diplo e Switch) que também conta com a cantora drag queen e sensação do momento Pabllo Vittar.

Para sua primeira investida em inglês, a cantora apostou em uma música com vibe Bossa Nova, em que sua voz aparece mais. Embora o frisson das redes sociais, Will I See You difere em muito do que estamos acostumados a ouvir dela. Não é dançante e não tem um refrão chiclete. Na coletiva de lançamento, no domingo, Anitta tentou justificar a escolha do gênero:

– É uma Bossa Nova cantada em inglês. É muito diferente do que já fiz, não é música de balada. É muito mais cantada, de uma maneira que as pessoas sempre pedem para eu fazer. Achei que era a hora certa de mostrar isso. É algo para me apresentar. E não é absurdo lançar também aqui no Brasil porque já somos um país que consome música em inglês. Tentei fazer da maneira mais Brasil possível, sempre tento dar uma brasilidade.

Ela ainda argumentou que Poo Bear, produtor que já trabalhou com Justin Bieber e Fifth Harmony e que assina a música com ela, não fazia ideia do que era Bossa Nova quando compôs.

Sete novas parcerias já estão confirmadas

O vídeo lançado no domingo foi produzido em segredo em um casarão de São Paulo, logo depois do estouro que foi a gravação de Vai Malandra, cujo clipe foi dirigido pelo renomado fotógrafo Terry Richardson, no morro do Vidigal, no Rio de Janeiro – imagens vazadas mostram a cantora com biquíni de fita isolante tomando sol numa laje. Enquanto todos acreditavam que essa seria a primeira música do novo projeto, ela surpreendeu a todos ao passar Will I See You na frente.

Além de Vai Malandra, que deverá chegar nos próximos meses, ela revelou que já tem sete parcerias garantidas para os próximos lançamentos. Um dos destaques será com Micael Borges, primeiro artista a ser agenciado por Anitta. O colombiano J Balvin, que já fez um feat com ela em Ginza, também está garantido. Na semana passada, a americana Fergie confirmou que está em negociação com a brasileira.

Anitta é hoje um case de sucesso em termos de marketing de carreira. Nada mal para quem começou cantando funk nos bailes cariocas lá pelos idos de 2010. A transformação de Larissa em Anitta – visualmente, inclusive – foi acompanhada por todos nos últimos sete anos. Enquanto ia se afastando do funk, foi se tornando mais pop. Nesse seu novo momento, a cantora alia a exposição comercial das parcerias feitas com marcas ao engajamento em redes sociais como nenhum outro artista brasileiro. Agora, vai investir também em frequência, algo importante para quem trabalha com o YouTube. 


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.