Ex-estudante de arquitetura, Roger Waters tem em The Wall uma de suas maiores obras. Partiu dele a concepção do ambicioso projeto que veio ao mundo em 1979 em forma de álbum duplo, filme e megaconcerto, ainda quando ele integrava o Pink Floyd. As letras das canções do disco contam muitas passagens da história desse pensador do rock. Confira:
O Trauma
"Papai sobrevoou o oceano / Deixando apenas uma memória / Um retrato no álbum de família / Papai, o que mais você deixou para mim?"
Another Brick in the Wall Part One
George Roger Waters e John, seu irmão mais velho, estão entre os milhões de crianças que ficaram órfãs em decorrência da II Guerra. O pai deles, Eric Fletcher Waters, era professor, comunista e pacifista, mas acabou se integrando ao exército britânico e morreu em combate na Itália em 1944, quando Roger ainda era bebê. A perda é um dos temas centrais de The Wall - a cena do filme em que o menino Pink encontra uniformes e medalhas do pai guardados em casa é quase literal - e seria ainda mais exorcizada no álbum seguinte do Pink Floyd, The Final Cut (1983), outro projeto conceitual e pessoal de Waters.
Os Amores
"Mãe, você acha que ela é boa para mim? / Mãe, você acha que ela vai partir meu coração?"
Mother
Roger foi criado pela mãe, a professora Mary Waters, que morreu em 2009, aos 96 anos. De fortes opiniões esquerdistas, ela é cantada por Roger como muito protetora ("Ela não vai te deixar voar, mas talvez te deixe cantar"). Os versos também tratam dos dramas amorosos do artista, que teve três casamentos "desastrosos", em suas próprias palavras.
A Banda
"Sou apenas um garoto / Um estranho na cidade / Onde está a diversão? / Quem vai ciceronear este forasteiro?"
Young Lust
Roger cresceu em Cambridge, onde conheceu os futuros parceiros Syd Barrett e David Gilmour. Beirando os 20 anos, ele se mudou para Londres para estudar arquitetura, mas logo se desinteressou do curso. Queria se divertir tocando guitarra (mais tarde, baixo) com o baterista Nick Mason e o pianista Richard Wright. Em 1965, o Pink Floyd já contava com Barrett, radicado em Londres para os estudos. O quarteto lançou em 1967 seu primeiro LP, The Piper at the Gates of Dawn, gravado em Abbey Road na sala ao lado onde os Beatles gravavam Sgt. Pepper's.
A Ruptura
"Adeus, mundo cruel / Estou partindo hoje / Adeus a todos vocês / Não há nada que vocês possam dizer / Para me fazer mudar de ideia"
Goodbye Cruel World
Com o Pink Floyd, Roger teve pleno sucesso - vide o magnífico álbum The Dark Side of the Moon (1973). Na época de The Wall (1979), ele liderava a banda com autoritarismo, a ponto de excluir Wright do grupo. Depois de The Final Cut, ele decidiu sair do conjunto, que via como "esgotado em termos criativos". Pesou também para a banda a culpa pelo errático estado mental de Syd Barrett, que tinha sido afastado ainda em 1968 e, com o passar dos anos, ficou cada vez mais recluso.
A carreira solo
"Meu amigo, desde que você revelou / Seus medos mais profundos / Eu o condeno a ser exposto / Diante de seus pares / Derrubem o muro!"
The Trial
Ao sair do Pink Floyd, Roger tentou impedir que o nome da banda continuasse a ser usado. Não conseguiu - Gilmour e Mason reincorporaram Wright e seguiram tocando até os anos 1990. Roger lançou três discos de estúdio. The Pros and Cons of Hitch Hiking (1984) foi concebido na mesma época de The Wall e teve participação de Eric Clapton. Radio K.A.O.S. (1987) inspirou-se no fascínio de Roger pelo rádio e Amused to Death (1992) retomou o espírito antibélico de The Wall. Mas os atos de maior impacto foram a montagem de The Wall em Berlim, em 1990, e a turnê In the Flesh, com escala na Capital em 2002.
A Reconciliação
"Sozinhos ou em duplas / Aqueles que realmente te amam / Andam para lá e para cá do lado de fora do muro"
Outside the Wall
A briga entre Roger e os ex-colegas foi uma das mais notórias e virulentas da história do rock. Parecia que seria impossível reuni-los para um show. Mas aconteceu. Em 2005, Bob Geldof - o Pink do filme The Wall - conseguiu reunir Roger, Gilmour, Mason e Wright no festival Live 8, em 2 de julho. Embora algumas divergências nos ensaios, o show foi um sucesso, com fãs e músicos - Roger, especialmente - muito emocionados. Mas as milionárias ofertas para uma turnê foram recusadas. Em 2010, Roger e Gilmour tocaram juntos em um evento beneficente na Inglaterra. Em 2011, Gilmour e Mason participaram de um show da turnê The Wall, em Londres. Barrett morreu em 2006, e Wright, em 2008.
O Pink Floyd com Waters no Live 8, em 2005