Mais jovem

Homenagens obrigam Quino a esclarecer que Mafalda faz 50 anos em 2014

Em 15 de março de 1962 a personagem foi criada para uma campanha nunca divulgada, mas para o criador seu nascimento oficial foi em setembro de 1964, quando foi publicada pela primeira vez

15/03/2012 | 13h57
Homenagens obrigam Quino a esclarecer que Mafalda faz 50 anos em 2014  Reprodução/Internet
Quino faz pose ao lado de sua criação, na praça da Mafalda, em Buenos Aires Foto: Reprodução / Internet
As homenagens pelo 50º aniversário de Mafalda, a menina contestadora das tirinhas do argentino Joaquín Lavado Quino, obrigaram seu criador a se manifestar sobre a idade de sua obra e esclarecer em seu site oficial que ela completará meio século em 2014.

"Mafalda completa em 2014. O dia de sua primeira publicação foi 29 de setembro de 1964, na revista Primera Plana. Para Quino é o dia do nascimento de Mafalda como personagem de tirinhas. Qualquer outro cálculo de aniversário é incorreto", afirma o comunicado que encabeça o site oficial do autor. "Festejaremos em dois anos", convidou o criador, de 79 anos.

Enquanto o desenhista prefere tomar como data de nascimento o aparecimento das próprias tirinhas, outros interpretam que a data a ser levada em conta é 15 de março de 1962, quando o personagem foi criado como parte de uma campanha de publicidade que nunca foi divulgada.

— Mafalda não tem idade — disse Tereixa Constela em uma homenagem realizada pelo jornal El País de Madri, no qual vários ilustradores reinterpretam a querida e universal personagem, cujas tirinhas foram traduzidas para mais de 20 idiomas.

Quino esclareceu o que considerou um "mal-entendido" em seu site oficial. "Pensar em uma cronologia para um personagem de tirinhas é difícil, a Mafalda continua sendo uma menina e sempre será assim, por isso Quino considera que o aniversário de Mafalda é o dia de sua primeira publicação em meios gráficos, 29 de setembro de 1964", destaca o site.

As tirinhas sobre Mafalda, a mordaz menina de uma típica família de classe média argentina que, com suas ácidas críticas e seu olhar sobre o mundo, fez leitores de todo o planeta sorrirem e pensarem, deixaram de ser editadas em 1973.

Notícias Relacionadas

Preocupada com a humanidade 15/03/2012 | 09h34

Mafalda faz aniversário

Menina com voz da consciência da humanidade foi criada para uma campanha publicitária que não vingou. Já esteve na Praça Mafalda em Buenos Aires? Envie fotos!

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.