Bela doação

Vargas Llosa doará sua biblioteca pessoal para sua cidade natal

O escritor completou 76 anos nesta quarta-feira e disse que as doações acontecerão a partir de 2013

29/03/2012 | 09h56
Vargas Llosa doará sua biblioteca pessoal para sua cidade natal javier soriano/AFP
O escritor Vargas Llosa Foto: javier soriano / AFP

O Prêmio Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa vai doar os 30.000 volumes de sua biblioteca pessoal à sua cidade natal Arequipa, onde chegou recentemente para comemorar seu aniversário.

O escritor peruano manifestou nesta quarta-feira o seu orgulho pela terra de seu nascimento Llosa completou nesta quarta, dia 28 de março, 76 anos, e disse em uma conferência e disse que a decisão de doar sua biblioteca pessoal reflete a necessidade de agradecer o carinho recebido de seus compatriotas.

"Este é o amor e carinho que tenho pela minha cidade, é um agradecimento às pessoas que terão a oportunidade de conhecer os meus segredos mais bem guardados até agora,'' disse ele. O autor de "Conversa na Catedral'' e "O sonho do Celta" disse que se tratam de exemplares de história, filosofia, política, literatura e ciências sociais, datando de seus dias de faculdade até o presente, muitos até têm notas pessoais que ele nunca imaginou que seriam conhecidas.

Vargas Llosa disse que vai entregar os volumes gradualmente a partir de seu próximo aniversário, em 2013. Ele explicou que os livros estão em Lima, Madrid e Paris. O governante regional de Arequipa, Juan Manuel Guillén, agradeceu a generosidade do escritor e disse que planeja comprar uma casa ao lado da biblioteca para abrigar os livros.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.