Pegadas dylanescas

Amantes de Bob Dylan inspiraram alguns de seus clássicos

Livro lançado recentemente relembra musas do cantor, que foi homem de muitas mulheres

24/04/2012 | 07h11
Amantes de Bob Dylan inspiraram alguns de seus clássicos Rowland Scherman/Divulgação
Com Joan Baez, Dylan estabeleceu uma parceria artística e amorosa que acabou virando amizade Foto: Rowland Scherman / Divulgação

Homem de muitas mulheres, Bob Dylan pegou gracinhas como a it girl Edie Sedgwick – socialite, atriz, modelo e musa de Andy Warhol. Algumas de suas amantes inspiraram clássicos do músico, como lembra o recentemente lançado livro Músicas & Musas: A Verdadeira História por Trás de 50 Clássicos Pop, de Michael Heatley e Frank Hopkinson – publicado no Brasil pela Editora Gutenberg.

A artista Suze Rotolo, com quem o cantor e compositor esteve enrolado entre 1961 e 1964, aparece agarradinha com o ídolo na capa do disco The Freewheelin' Bob Dylan, clicados em uma fria manhã de 1963 em Manhattan. A esquerdista – que morreu no ano passado aos 67 anos e que começou a namorar com Dylan aos 17 – seria a musa de canções como Boots of Spanish Leather, Tomorrow Is a Long Time e Don't Think Twice, It's All Right ("Uma vez amei uma mulher, uma criança, me disseram / Dei a ela meu coração, mas ela queria minha alma").

Suze foi trocada pela cantora e compositora Joan Baez, com quem Dylan estabeleceu uma parceria artística e amorosa (na foto acima, o casal está cantando em comício pelos direitos civis em Washington, em agosto de 1963). Juntos, eles eram o Rei e a Rainha do Folk. "Eu não conseguia parar de olhar para ela, não queria piscar... A visão dela me fazia suspirar. Tudo isso e então tinha a voz. Uma voz que expulsava maus espíritos... Ela cantava com uma voz diretamente para Deus... Nada que ela fizesse dava errado", derreteu-se Dylan a respeito da ex-parceira em sua autobiografia Chronicles: Volume 1, de 2004.

Mas a certeza de Joan de que juntos eles poderiam mudar o mundo pesou demais – e Dylan compôs pensando nela a pérola It Ain't me Babe: "Não sou eu, meu bem / Não sou quem você procura".

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.