Caos leva ao cancelamento do Metal Open Air

Festival de heavy metal no Maranhão foi marcado pela desorgonização e desistência de bandas

22/04/2012 | 22h58

Quem pagou o ingresso que dava direito a acampar no Parque Independência, em São Luís (MA), onde ocorria o festival de rock pesado Metal Open Air, acordou na manhã deste domingo com o barulho de operários desmontando o que restou dos palcos do evento. Ainda não era oficial, mas os valentes que resistiram no estábulo que serviu de camping sabiam que era o fim.

O cancelamento oficial, em nota das duas empresas produtoras - Negri Concerts e Lamparina Produções -, só veio no fim da manhã, suspendendo o festival e todos os shows daquele que seria o terceiro e último dia do evento. O Procon de São Luís imediatamente abriu processo administrativo para investigar e eventualmente punir os organizadores.

No fim da noite de sábado, metade das 46 atrações tinha desistido de tocar. Os cancelamentos começaram na quinta-feira e prosseguiram por todo o fim de semana. Muitas das bandas desistentes alegaram quebra de contrato por razões que incluíam a falta de pagamento de cachê ao não envio de passagens e estadias. Estas nem viajaram ao Brasil. Os que se aventuraram a se apresentar, como os grupos Megadeth e Symphony X, encontraram equipamentos precários de som e iluminação, além de problemas nos camarins.

Na madrugada de domingo, a banda alemã U.D.O. se recusou a tocar, o que praticamente selou o destino do evento, provocando troca de acusações entre os proprietários das duas empresas organizadoras. Quanto ao público que teve coragem de permanecer no Parque Independência, resta apenas reclamar ao Procon, depois de ficar acomodado em estábulos e sofrer com a falta de água encanada e energia elétrica e de ter apenas um banheiro em condições de uso. Já os fornecedores e prestadores de serviço que não receberam se articulam para recorrer à Justiça.

Entre as princiapis atrações que desistiram de se apresentar no Metal Open Air estão o Rock 'n Roll All Stars, supergrupo liderador pelo cantor e baixista do Kiss, Gene Simmons, e as bandas Venom e Saxon.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.