
Gabriel O Pensador falou com a imprensa no final da tarde desta terça-feira no Dall'Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves. Ele veio, por conta própria, esclarecer tudo sobre a polêmica em torno do cachê pago a ele pela prefeitura do município. Na oportunidade, afirmou que não fará mais show nem venderá livros, apenas será patrono da feira.
Assim que chegou à cidade ele se reuniu com o prefeito Roberto Lunelli para conversar. Mas o músico deixou claro que veio com a decisão tomada, apenas para anunciá-la.
Gabriel contratou um assessor de imprensa local para organizar a coletiva, onde afirmou que apenas será patrono, inclusive vai dar uma palestra como parte da programação, mas tudo isso sem nenhum ganho. Ele recusou também o cachê simbólico que é pago aos patronos. Vai cobrar apenas os gastos de passagem e hospedagem.
- Não vou cobrar, meu cachê vai ser zero. Já estou feliz por estar em Bento e confraternizar - diz o músico.
Segundo ele, o cancelamento partiu dele e foi para que se sentisse bem, mas afirmou que os valores estavam todos certos, dentro do mercado.
O rapper, patrono da Feira do Livro da cidade, iria ganhar R$ 170 mil pela venda de 2 mil exemplares de dois de seus livros e por um show aberto ao público. O valor foi questionado pela Associação Gaúcha de Escritores e levou pelo menos um autor, o poeta Fabricio Carpinejar, a cancelar a participação no evento.
Ontem, o Pensador escreveu em sua página oficial no Facebook: "Eu dei o azar de cair de paraquedas no meio de uma briga de gaúchos, como me disse hoje, por telefone, uma das autoras convidadas".