Final com samba

Paulo Lins debate novo livro no último dia do FestiPoa

Autor de "Cidade de Deus", o escritor carioca vai falar sobre seu novo romance, "Desde que o Samba é Samba"

28/04/2012 | 09h10
Paulo Lins debate novo livro no último dia do FestiPoa  Ver Descrição/Ver Descrição
O escritor Paulo Lins vai para falar de poesia e samba, além de comentar seu novo livro Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

É com samba que a FestiPoa encerra sua 5ª edição.

No último dia do evento literário, neste sábado, o escritor carioca Paulo Lins, autor de Cidade de Deus, o livro que originou o filme, vem para falar de poesia, samba e de seu novo romance, Desde que o Samba é Samba.

Lins vai conversar às 18h30min, no Auditório Luís Cosme, da Casa de Cultura Mario Quintana, com Marcelino Freire e a cantora paulistana Fabiana Cozza – uma dobradinha Rio-São Paulo presente já no tema de Desde que o Samba é Samba (Planeta, 336 páginas, R$ 39,90). Lins reconta a fundação da primeira escola de samba, no morro do Estácio, no Rio, nos anos 1920. Retrata o gênero como cria da boemia carioca, de personagens com um pé na Zona do Meretrício e outro nos terreiros da umbanda, e traça as origens do caldo cultural e étnico nacional.

– O escravo, quando passa a ser livre, cai no trabalho informal, que até hoje está aí. Na mesma época, o Brasil recebeu uma leva de imigrantes europeus, refugiados ao fim da I Guerra Mundial, e muitas mulheres dessa leva se tornaram prostitutas à força, trazidas por uma máfia polonesa. É o Brasil se tornando o que é hoje: o índio, o português e o africano no primeiro Brasil, e o segundo Brasil, que surge com a chegadas desses imigrantes – diz Lins.

Não é a primeira vez que a FestiPoa reverencia o samba e a história do Rio – em 2010, Nei Lopes veio à 3ª edição da festa lançar Mandingas da Mulata Velha na Cidade Nova, outro romance histórico sobre o Carnaval do Rio antigo.

 

Programe-se:

Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736)

10h30 – Debate A Consciência da Crítica Literária Brasileira, com Miguel Sanches Neto, João Cezar de Castro Rocha e Carlos André Moreira

15h – Conferência sobre Carlos Drummond de Andrade, com Lívia Lopes Barbosa

16h – Ademir Assunção lança A Voz do Ventríloquo

18h – Sarau Livro ao Vivo

18h30min – Debate com Paulo Lins, Marcelino Freire e Fabiana Cozza

20h30min – Show de Caio Martinez e banda

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.
Imprimir