Combinação de dois

Fernanda Takai e guitarrista do Police se juntam no disco "Fundamental"

Neste final de semana, o Pato Fu volta ao Estado para shows em Novo Hamburgo e Porto Alegre

29/08/2012 | 16h01
Fernanda Takai e guitarrista do Police se juntam no disco "Fundamental" Luiz Paulo Assunção/Divulgação
Fernanda solta a voz no álbum “Fundamental”, que gravou em parceria com o guitarrista Andy Summers Foto: Luiz Paulo Assunção / Divulgação

Em 2007, Fernanda Takai abandonou momentaneamente o posto de vocalista do Pato Fu para encontrar a sua própria voz. E começou reinterpretando Nara Leão em Onde Brilhem Os Olhos Seus.

Além de impressionar público e crítica no Brasil, o álbum fez brilhar também os olhos de Andy Summers, guitarrista do Police, que convidou Fernanda para um projeto que juntaria o interesse dele pela música brasileira com o timbre da mineira.

O resultado é Fundamental (11 faixas, Deck Disc, R$ 29,90), disco que acaba de ser lançado. A ideia surgiu em 2009, quando Summers estava no Brasil relendo MPB e bossa nova no DVD United Kingdom of Ipanema. Fernanda participou de duas faixas, o guitarrista gostou e acho que ela se encaixaria em seu próximo projeto. Foi ouvir Onde Brilhem... e bateu o martelo.

– Ele procurava uma cantora brasileira e moderna, que pudesse dar uma roupagem pop ao repertório meio rock, meio bossa nova que ele tinha – explica Fernanda.

Mas o projeto só deslanchou mesmo no final de 2011, quando Summers enviou 18 composições originais para Fernanda avaliar. Ela escolheu as 11 que estão no disco – cinco ganharam versões em português.

As bases foram gravadas no estúdio do britânico na Califórnia, que misturou guitarras, metais e cordas à batida da bossa nova. A combinação rendeu faixas solares e, ao mesmo tempo, contemplativas, como Sorte no Amor e Pra Não Esquecer.

A dupla agora deve se reunir para shows em outubro, em uma dezena de apresentações por capitais brasileiras e, depois, seguir para Europa. Fernanda adianta que o repertório poderá contemplar, além das faixas de Fundamental, versões do Police e Pato Fu:

– Tem tudo para surpreender tanto as plateias do Brasil quanto as de fora.

Pato Fu volta a brincar no palco

Com um Grammy e um disco de ouro na mala, o Pato Fu volta ao Rio Grande do Sul para uma nova temporada de shows do disco Música de Brinquedo. A banda mineira se apresenta neste sábado em Novo Hamburgo, no Teatro Feevale, às 20h, e no domingo, às 17h e 20h, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre (confira o serviço de ingressos na Agenda).

No setlist, o repertório descontraído e divertidíssimo do álbum, com suas versões de grandes clássicos da música pop nacional e internacional em arranjos inusitados – que incluem pianinhos, apitos, sirenes, chocalhos e flautas. Destaque para Bohemian Rhapsody, do Queen, Ovelha Negra, da Rita Lee, e Live and Let Die, do Paul McCartney.

– O grande lance do Música... é ser um disco para crianças que não irrita os adultos. Por isso o sucesso dele – avalia John Ulhoa, guitarrista e compositor do Pato Fu.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.