Polêmica

Comissão avaliará permanência ou exclusão de Diego Lopes no Prêmio Açorianos

Depois de comunicar que o disco "Diego Lopes & Bebop" seria desclassificado, premiação voltou atrás e só deve se pronunciar na semana que vem

27/03/2013 - 20h29min
Comissão avaliará permanência ou exclusão de Diego Lopes no Prêmio Açorianos Luis Fernando Martins/Divulgação
Após informar que disco de Diego Lopes seria desclassificado do Prêmio Açorianos, organização voltou atrás e fará comissão para avaliar Foto: Luis Fernando Martins / Divulgação  
A organização do Prêmio Açorianos de Música voltou atrás depois de comunicar que o músico Diego Lopes seria desclassificado. A permanência ou exclusão do concorrente agora deverá ser avaliada por uma comissão.

Na edição do último sábado, Zero Hora publicou reportagem que apontava semelhanças entre o disco de Lopes e músicas do grupo norte-americano Ben Folds Five. Na terça-feira, o coordenador de música da Prefeitura de Porto Alegre, Jorge André Brittes, informou que, após consultar os jurados, havia sido decidida a desclassificação do músico, que concorre pelo disco Diego Lopes & Bebop, indicado na categoria compositor pop.

A convocação de uma comissão para avaliar o caso foi solicitada pelo secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby. Segundo Brittes, a intenção é "melhor discutir a questão envolvendo Diego Lopes", além de "ter mais alguns dias para avaliarmos e nos posicionarmos sobre a exclusão pura e simples do trabalho".

Originalidade foi questionada com base em semelhanças de músicas, letras e títulos das canções dos dois autores.

A comissão será formada por membros da Coordenação de Música da prefeitura da Capital e por membros da área jurídica da Secretaria de Cultura. Ainda segundo o coordenador, o músico Diego Lopes será procurado para dar sua versão do fato:

– Nós entendemos, diante do que se estabeleceu, que era importante e necessário ouvir o trabalho do Diego e o próprio artista. Vamos tentar falar com ele. O que a gente pretende é aprofundar melhor esse assunto.

Compare as canções de Diego Lopes e Ben Folds.

Com isso, a Secretaria deve adiar o comunicado oficial sobre o caso. O anúncio oficial da exclusão estava previso para esta quarta-feira. Agora, a posição do órgão só deve ser conhecida no início da semana que vem:

– Queremos rediscutir com o grupo de jurados, já que não houve unanimidade – diz Brittes.

O Prêmio Açorianos de Música está marcado para 24 de abril. A cerimônia acontece às 20h30min, no Auditório Araújo Vianna.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.