Família das cavernas

Estreia o desenho "Os Croods", dublado com as vozes de astros como Nicolas Cage e Emma Stone

Filme consegue divertir com piadas e sensibilizar com relações entre o passado e o presente

22/03/2013 | 04h01
Estreia o desenho "Os Croods", dublado com as vozes de astros como Nicolas Cage e Emma Stone Fox/Divulgação
"Os Croods", animação que mostra uma família pré-histórica, estreia nesta sexta na Capital Foto: Fox / Divulgação
Os Flintstones encantavam imaginando como seria se o nosso mundo moderno fosse adaptado para a pré-história: o cotidiano doméstico, o trabalho, o lazer, as crises conjugais, o trânsito engarrafado, o boliche com os amigos.

Até o homem das cavernas, porém, evolui – e a animação Os Croods (2013) amadurece os conflitos paleolíticos, mostrando como uma família da idade da pedra lida com o medo diante do novo e o choque de gerações.

O filme entra em cartaz nesta sexta na Capital, em cópias 3D (dubladas e legendas) e convencionais (somente dubladas). Produção do estúdio DreamWorks, Os Croods é dirigido pela dupla Kirk De Micco (de Space Chimps – Micos no Espaço) e Chris Sanders (do ótimo Como Treinar o Seu Dragão). A versão original reúne as vozes de astros hollywoodianos como Nicolas Cage, Emma Stone, Ryan Reynolds e Catherine Keener. O filme se passa em uma era remotíssima – o filme não se preocupa muito com exatidão (pré) histórica ou paleontológica, colocando lado a lado animais que viveram em épocas distintas e mesmo inventando bichos como tartarugas voadoras.

Habitando um mundo em que até o café da manhã vira literalmente uma caçada perigosa, os Croods moram em uma caverna e temem tudo o que é novo e desconhecido – todos seus antigos vizinhos foram devorados por feras ou morreram de alguma doença. Por isso, o patriarca Grug (que fala com a voz Cage em inglês) é hiperprotetor com seu clã – formado pela mulher Ugga (Catherine), a filha adolescente Eep (Emma), o guri meio tanso Tunk (Clark Duke), o bebê rosnante Sandy e a sogra mala Vó (Cloris Leachman).

A inquieta Eep, no entanto, já está cansada dessa vida abrigada e entediante dentro da gruta e quer desbravar a natureza selvagem – para aflição do preocupado pai. Em uma escapada noturna, a garota conhece Guy (Reynolds), jovem esperto que conhece truques como fazer fogo ("sóis bebês", na definição de Ugga) e que usa um simpático e braçudo macaco como cinto.

Mais evoluído do que a família neandertal, o inovador e aventureiro Guy fascina Eep – mas incomoda o conservador Grug, que desaprova o espírito destemido do forasteiro. Os violentos movimentos tectônicos, entretanto, mudam o rumo da história: a família brucutu é expulsa de casa por causa dos deslizamentos de rochas, e todos são obrigados a migrar em busca de um lugar a salvo dos terríveis cataclismos que sacodem o planeta.

Além de divertir com boas piadas na linha flintstoniana, colocando personagens ancestrais em situações contemporâneas, Os Croods tem a sensibilidade de lembrar que alguns valores acompanham a espécie desde que o homem é (quase) homem: a segurança do seio da família, a sabedoria da experiência dos mais velhos, a inconformidade da juventude que confronta o que está estabelecido.

Para o seu filho ler

A vida na Terra existe há mais tempo do que você imagina. Os primeiros seres parecidos com os humanos (chamados pelos cientistas de Homo habilis) surgiram há 2,3 milhões de anos. Os animais surgiram bem antes, há centenas de milhões de anos. No início, eram animais bem pequenos. Depois, apareceram também os maiores. Alguns nem existem mais, como os dinossauros.

A pré-história é como é chamado o período mais antigo da história do mundo. É dividida em duas partes. Primeiro, veio a era paleolítica, em que os seres humanos inventaram os primeiros instrumentos de pedra, madeira e osso (como machados). Depois, na era neolítica, fizeram instrumentos mais sofisticados (como vasos).

Os Croods
De Kirk De Micco e Chris Sanders, com as vozes de Nicolas Cage, Emma Stone, Ryan Reynolds e Catherine Keener.
Animação, EUA, 2013.
Duração: 98 minutos.
Classificação: livre.
Cotação: 3/5

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.