
Uma versão rara, que permite ver um dos maiores clássicos do cinema como ele foi concebido, é um dos destaques da programação desta terça-feira (7/5) do 9º Fantaspoa, em Porto Alegre.
Espalhado principalmente pelas salas de CineBancários, Cine Santander e Cinemateca Paulo Amorim, o festival vai, nesta terça-feira, ao Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 112) para exibir O Gabinete do Dr. Caligari. O longa de Robert Wiene, expoente do expressionismo alemão lançado em 1920, conquistou gerações a partir de suas cópias internacionais com cartelas em inglês (trata-se de um filme sem diálogos). A exibição na Capital, que terá início às 21h15min, conta com as cartelas originais em alemão, caracteres góticos igualmente originais e cenas restauradas e colorizadas à mão, tal qual Wiene as projetou. A histórica sessão (é a primeira desta cópia no país) será musicada ao vivo pelo pianista alemão Marian Lux.
Esse restauro, explicam os organizadores, foi possível combinando trechos do filme garimpados em diferentes acervos. Na trama, que se passa num pequeno vilarejo da fronteira da Alemanha com a Holanda, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari (Werner Krauss), chega acompanhado do sonâmbulo Cesare (Conrad Veidt), que supostamente está adormecido há 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas de seu mestre.
O Fantaspoa segue até o dia 19, com sessões ao preço único de R$ 6. Detalhes em www.fantaspoa.com.
Outros destaques
Programação de hoje ainda tem debate com cineasta italiano:
ROMA FANTÁSTICA
> O cultuado diretor Luigi Cozzi convida o público a conhecer um lado diferente da capital italiana, longe dos passeios turísticos. A partir das catacumbas, passando por Panteão e Piazza Navona e terminando na Cinecittà, Cozzi traça a história da cidade por meio dos filmes de gênero dos anos 1970, dirigidos por mestres como Dario Argento e Mario Bava. Sessão comentada com Luigi Cozzi. Às 19h, no CineBancários.
KRAY - O Limite
> Produção russa indicada ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. Com direção de Aleksey Uchitel, narra a chegada de um soldado a um vilarejo logo após o fim da II Guerra Mundial. Às 19h, na Sala Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana.
OS BÁRBAROS e A CASA NO FUNDO DO PARQUE
> Dois filmes do homenageado do Fantaspoa 2013, o italiano Ruggero Deodato, sendo o primeiro uma aventura fantástica de 1987, e o segundo, um thriller de horror de 1980. Às 15h e às 17h, no CineBancários.