
Saiba mais sobre quem são os convidados da 15ª edição da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, que começa na terça-feira. A programação inclui palestras, mesas e encontros nos pavilhões.
>> Confira site especial sobre a Jornada Literária
André Vianco
Paulista, escritor e roteirista de TV. Seus livros publicados no Brasil nos gêneros horror, suspense e fantasia venderam quase um milhão de exemplares. É um autor que explora o sobrenatural, investindo em histórias fantásticas sobre seres folclóricos e mitológicos. Seu primeiro livro, Os Sete (2000), tornou-se um best-seller sobre vampiros anos antes de se ouvir falar na saga Crepúsculo. Em abril de 2011, lançou seu 13º livro, O Caso Laura. Prepara, para a editora Rocco Zumbi, um livro infantil de uma série sobre monstros. Em 2010, fundou a Criamundos, produtora de conteúdo audiovisual.
Alejandro Reyes
Escritor e ativista, nascido na Cidade do México. Depois de viver nos Estados Unidos e na França, mudou-se para o Brasil, em 1995, onde trabalhou com crianças de rua e adolescentes da periferia. É mestre em Estudos Latino-Americanos e doutor em Literatura Latino-Americana pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Publicou Vidas de Rua, Contos Mexicanos e Vozes dos Porões, ensaio sobre o movimento de literatura periférica/marginal no Brasil. Seu primeiro romance, A Rainha do Cine Roma, foi publicado em Portugal, México e França, além do Brasil. Hoje mora em Chiapas, no México.
Bruna Beber
Nascida em Duque de Caxias no Rio de Janeiro em 1984, Bruna foi viver na cidade de São Paulo em 2007. Como escritora estreou com A Fila sem Fim dos Demônios Descontentes
(2006). Também é autora de Balés (2009) e Rapapés & Apupos (2012). Seus poemas já foram publicados na Alemanha, Argentina, Espanha, Itália, México e Portugal. Recebeu o Prêmio Quem na categoria revelação literária de 2008. Teve poemas adaptados para a peça Avesso - Um Relato Íntimo, juntamente com textos de Clarice Lispector e Marguerite Duras. Lançou este ano seu mais recente trabalho, Rua da Padaria.
Roberto DaMatta
Professor de Antropologia da PUC do Rio de Janeiro e professor Emérito da universidade americana de Notre Dame, nasceu em Niterói em 1936. De 1959 até 1987, trabalhou como antropólogo do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, onde foi estagiário, pesquisador auxiliar e professor. Produziu e editou livros falando do Brasil como sociedade, feixe de costumes e valores, e é autor de obras de referência na área, como A Casa e a Rua: Espaço, Cidadania, Mulher e Morte no Brasil (2002) e Fé em Deus e Pé na Tábua: ou Como o Trânsito Enlouquece no Brasil (2010)
Cesar Coll
Educador espanhol, é professor de Psicologia Evolutiva e de Educação na Universidade de Barcelona. Foi coordenador da reforma do ensino espanhol de 1990, a Renovação Pedagógica. O modelo desenvolvido por ele e sua equipe inspirou mudanças na educação de diversos países, inclusive no Brasil. Como consultor do Ministério da Educação (MEC) entre 1995 e 1996, colaborou na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), publicado em 1997. Sua principal ideia é a de que a preparação de um currículo precisa satisfazer todos os níveis da escola.
Paulo Scott
Gaúcho de Porto Alegre, 34 anos. É autor do projeto gráfico-literário Na Tábua, em conjunto com o ilustrador Paulo Zimbres. Entre seus livros, incluem-se os contos de Ainda Orangotangos (2001), o romance Voláteis (2005) e os poemas de A Timidez do Monstro (2006) e Senhor Escuridão (2006). Com o romance Habitante Irreal venceu o Prêmio Fundação Biblioteca Nacional 2012. A obra também concorre ao Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon 2013. Lançou neste ano seu romance Ithaca Road, parte do projeto Amores Expressos e resultado de uma temporada passada em Sydney.
Carol Bensimon
Nasceu em Porto Alegre, em 1982. Estreou com o livro de contos Pó de Parede (2008), finalista do Prêmio Açorianos de Literatura e vencedor do Gauchão de Literatura. Publicou em 2009 o romance Sinuca Embaixo dÁgua. Atualmente, finaliza sua nova narrativa longa, Faíscas, cujo primeiro capítulo foi incluído na edição nacional da revista inglesa Granta com os melhores jovens escritores brasileiros abaixo de 40 anos. Entre setembro de 2008 e setembro de 2010, morou em Paris. Em 2011, teve um conto publicado no quarto volume da série Ficção de Polpa, dedicado ao gênero policial.
Miguel Sanches Neto
Doutor em Letras pela Unicamp, é poeta, ensaísta, cronista, prosador e crítico literário. Nasceu em Bela Vista do Paraíso, interior do Paraná, em 1965. Publicou, entre outros, Chove sobre Minha Infância (2000), Hóspede Secreto (2003), Um Amor Anarquista (2006) e Chá das Cinco com o Vampiro (2010). Seu romance mais recente foi A Máquina de Madeira (2012). Também escreveu para crianças, como Estatutos de um Novo Mundo para as Crianças (2005) e A Guerra do Chiclete (2008). Escreve uma coluna semanal sobre literatura na Gazeta do Povo, de Curitiba.
Emicida
Nascido em São Paulo, lançou, em 2009, sua primeira mixtape, Pra Quem Já Mordeu um Cachorro por Comida Até que eu Cheguei Longe. A boa recepção crítica do trabalho tornou o MC um artista popular para além das margens do gênero. Já fez turnês pelos Estados Unidos e pela Europa. No Brasil, já tocou nos festivais SWU, Rock in Rio e Sónar. Carrega no currículo troféus no VMB e o Prêmio Bravo de Cultura de melhor CD de música popular. Entre as parcerias, estão nomes como Tom Zé e Wilson das Neves. Lançou este mês seu primeiro álbum: O Glorioso Retorno De Quem Nunca Esteve Aqui.
João Anzanello Carrascoza
Nasceu na cidade de Cravinhos, interior de São Paulo, em 1962. Redator publicitário, atuou durante duas décadas em agências de propaganda e como professor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Em 1994, publicou seu primeiro livro, Hotel Solidão, surgido em uma oficina literária coordenada por João Silvério Trevisan. Vencedor de prêmios como o Radio France Internacionale, Jabuti e Eça de Queiroz, tem mais de 20 livros publicados, entre os quais O Vaso Azul (1998), Duas Tardes (2002), Dias Raros (2006) e Espinhos e Alfinetes (2010).
Massimo Canevacci
Professor de Antropologia Cultural e de Arte e Culturas Digitais na Faculdade de Ciências da Comunicação, Universidade de Roma "La Sapienza". Desde 1984, ensina e faz pesquisa também no Brasil. Em 1995, recebeu do Governo Federal Brasileiro a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Publicou Fetichismos Visuais (2008), Culturas eXtremas (2005), Fake in China (2011), A Cidade Polifônica (2011) e A Linha de Pó: a Cultura Bororo entre Tradição, Mutação e Auto-Representação (2012), entre outros. Atualmente é professor visitante na Universidade de São Paulo (IEA-USP).
Michel Laub
Porto-alegrense nascido em 1973, é escritor e jornalista. Foi editor-chefe da revista Bravo e coordenador de publicações e internet do Instituto Moreira Salles. Publicou os romances Longe da Água (2004), O Segundo Tempo (2006) e Diário da Queda (2011), que teve os direitos vendidos para o cinema e para 11 países. Está lançando agora outra narrativa longa, A Maçã Envenenada. Foi um dos autores incluído na edição Os Melhores Jovens Escritores Brasileiros, da revista britânica Granta (2012). É colunista da Folha de São Paulo e colabora com diversas editoras e veículos.