Geral

Uma chance de redenção

Fim da terceira temporada de "Homeland" surpreende fãs

Série já foi renovada para a quarta temporada

A trama de Homeland poderia ser contada conforme a trajetória de Nicholas Brody, tamanha a importância do personagem na série. Ao longo de três temporadas, vimos o sargento do exército americano transformar-se em prisioneiro no Afeganistão, herói nacional, congressista, terrorista, espião a serviço da CIA, fugitivo internacional e.... tudo mais que acontece na terceira temporada. Pelo caminho, ele embarcou em uma paixão improvável com a agente da CIA Carrie Mathison (Claire Danes), personagem construída com a fórmula clássica do protagonista tão genial que pode quebrar todas as regras - e sofrer as represálias por isso.

Brody não deveria ter durado tanto na série, mas Damian Lewis o interpretou tão bem, arrebatando os prêmios Globo de Ouro e Emmy, que os roteiristas se viram forçados a criar reviravoltas cada vez menos plausíveis para mantê-lo. Em uma entrevista, Lewis disse que Brody se tornou "um monstro que fugiu do controle" dos criadores do programa.

A especialidade de Homeland costumava ser nos fazer acreditar e torcer pelo inacreditável. Quem se importava que Brody matasse o vice-presidente dos Estados Unidos e depois fosse para cama com Carrie, patriota até o último fio loiro de cabelo?


Mas, após o fim da segunda temporada, com o devastador bombardeio da sede da CIA, a série desacelerou drasticamente. Com Brody vitimado por um vício em heroína na Venezuela e Carrie sedada em um hospital psiquiátrico, a ação passou a depender de Dana, a filha problemática de Brody, que se tornou rapidamente a adolescente mais odiada da TV. Em suma: Homeland ficou chata. Nos últimos episódios, os roteiristas tentaram recuperar o tempo perdido, e a trama melhorou, mas acelerou até demais.

Os teasers para o último capítulo, que foi ao ar nos Estados Unidos no último domingo, falavam em redenção. Mas essa redenção parece dizer respeito à própria série. A promessa para dar continuidade à trama em 2014, na quarta temporada, é uma só:
- Vamos nos reinventar - avisou o cocriador Alex Gansa.

A terceira temporada, ainda inédita no Brasil, não tem data para estrear no FX, onde é exibida.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Sala de Redação

13:00 - 15:00