
A banda de rock americana Metallica concretizou à meia-noite de domingo o seu sonho de fazer um show na Antártica, diante de cerca de 150 espectadores e sem amplificador para não prejudicar o meio ambiente, informou a imprensa argentina.
A Antártica era o único continente que faltava para o grupo californiano se apresentar.
A apresentação na base argentina de Carlini foi transmitida pela internet.
- Este é um lugar louco, mas absolutamente lindo - disse o vocalista James Hetfield.
A apresentação foi "silenciosa", sem amplificador de som, como os integrantes tinham anunciado antes de viajar para o continente branco, onde eram aguardados por fãs com bandeiras de México, Chile e Argentina.
- Estão prontos para fazer história? - perguntou Hetfield ao público presente em uma cúpula transparente na qual era possível ouvir a música apenas com fones de ouvido para não afetar o meio ambiente.
A banda tocou músicas populares como Creeping Death, For Whom the Bell Tolls, Sad but True, Welcome Home Sanitarium e Master of Puppets.
"Em 30 anos de carreira, tivemos a oportunidade única de chegar a quase todo o mundo, menos em um lugar, a Antártida", havia indicado o Metallica em seu site.
A revista Rolling Stone informou que esta é a segunda vez que é realizado uma apresentação na Antártica, depois da feita em 2007 pela banda de rock Nunatak, composta por cientistas, como parte dos shows do "Live Earth" contra as mudanças climáticas.
Assista ao show: