
Cai um tabu na TV brasileira. Pela primeira vez na história da Globo, um beijo entre dois homens foi exibido em uma telenovela do horário nobre.
O romance entre Niko (Thiago Fragoso) e Félix (Mateus Solano) teve final feliz selado com um beijo - e não foi selinho - no capítulo final de Amor à Vida na noite de sexta-feira.
As cenas haviam sido gravadas em segredo na própria sexta-feira, com poucas pessoas presentes no set. O autor da trama, Walcyr Carrasco, havia recebido carta branca da emissora para escrever uma cena de beijo, mas despistou a imprensa dizendo que o mais importante - os relacionamentos homossexuais com naturalidade - já havia sido mostrado.
Na cena, exibida no último bloco, às 23h07min, Félix e Niko estão conversando na casa de praia onde moram quando o sushiman questiona o hábito do parceiro fazer piadinhas sobre tudo.
- Félix, eu não vivo sem você - declarou-se Niko.
- Eu é que não vivo sem você, Carneirinho - disse Félix.
Os dois, então, se beijam além de um mero selinho: no total, o beijo durou nove segundos.
Nas redes sociais, o beijo gay foi um dos assuntos mais comentados durante a sexta-feira. No Twitter, por exemplo, a hashtag #BeijaFelixeNiko foi mencionada mais de 25 mil vezes ao longo do dia, sendo que a metade disso só durante a exibição do capítulo, que durou 90 minutos.
Na novela América, trama de Gloria Perez exibida em 2005, também chegou a ser gravado um beijo entre os personagens de Bruno Gagliasso e Eron Cordeiro, mas a cena foi vetada horas antes de ir ao ar. A próxima novela das 21h, Em Família, assinada por Manoel Carlos, terá um casal de lésbicas, interpretadas pelas atrizes Giovanna Antonelli e Tainá Muller.
A Globo emitiu nota oficial sobre o beijo. Confira a íntegra:
"Toda cena de novela é consequência da história, responde a uma necessidade dramatúrgica e reflete o momento da sociedade. O beijo entre Felix e Niko selou uma relação que foi construída com muito carinho pelos dois personagens. Foi, portanto, o desdobramento dramatúrgico natural dessa trama. A pertinência desse desfecho foi construída com muita sensibilidade pelo autor, diretor e atores e assim foi percebida pelo público. É importante lembrar que o relacionamento homossexual sempre esteve presente nas nossas novelas e séries de maneira constante, responsável e natural. A cena esteve de acordo com essa premissa e com a relevância para a história".