Dama da Canção

Cantora Lourdes Rodrigues é a homenageada do prêmio do Açorianos de Música 2013

Cerimônia também reverencia centenário de Lupicínio Rodrigues

13/02/2014 | 10h33
Cantora Lourdes Rodrigues é a homenageada do prêmio do Açorianos de Música 2013 Marcelo Martins/Divulgação
Lourdes Rodrigues foi uma das grandes intépretes de Lupicínio na era de ouro do rádio Foto: Marcelo Martins / Divulgação

A Dama da Canção, como é conhecida Lourdes Rodrigues, será a homenageada da próxima edição do prêmio Açorianos de Música. A cantora receberá troféu pelo conjunto de sua obra. A cerimônia ocorrerá no dia 24 de abril, às 20h30min, no Auditório Araújo Vianna.

A premiação também faz reverência ao centenário de Lupicínio Rodrigues. Lourdes é uma das maiores intérpretes das canções do compositor.

Com 75 anos, a cantora tem mais de seis décadas de carreira. Em 1952, ela já participou do concurso A Mais Bela Voz de Estudante do Rio Grande do Sul. Ícone da era de ouro do rádio, o livro de memórias Uma História de Sucessos, lançado em 2012, conta sua trajetória.

Como Menção Especial receberão troféus:

- Coral da Associação Hospitalar Moinhos de Vento – pela atividade artística de elevado cunho cultural, social e humanista em ambiente hospitalar.

- Professor José Maria Barrios – Professor de Música, coordenador da Orquestra da PUC e responsável pela formação de músicos do RS.

- LP Rock Garagem I – Produção fonográfica dos anos 1980 de fundamental importância para o então nascente rock gaúcho.

Nesta edição o Açorianos de Música destacará os lançamentos fonográficos de 2013, premiando os melhores do ano nas categorias: Álbum, DVD, Espetáculo, Álbum Infantil, Revelação, Arranjador, Produtor Musical e Projeto Gráfico. A lista de indicados será divulgada assim que os jurados fizerem suas escolhas.

 

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.