Dama da Canção

Cantora Lourdes Rodrigues é a homenageada do prêmio do Açorianos de Música 2013

Cerimônia também reverencia centenário de Lupicínio Rodrigues

13/02/2014 | 10h33
Cantora Lourdes Rodrigues é a homenageada do prêmio do Açorianos de Música 2013 Marcelo Martins/Divulgação
Lourdes Rodrigues foi uma das grandes intépretes de Lupicínio na era de ouro do rádio Foto: Marcelo Martins / Divulgação

A Dama da Canção, como é conhecida Lourdes Rodrigues, será a homenageada da próxima edição do prêmio Açorianos de Música. A cantora receberá troféu pelo conjunto de sua obra. A cerimônia ocorrerá no dia 24 de abril, às 20h30min, no Auditório Araújo Vianna.

A premiação também faz reverência ao centenário de Lupicínio Rodrigues. Lourdes é uma das maiores intérpretes das canções do compositor.

Com 75 anos, a cantora tem mais de seis décadas de carreira. Em 1952, ela já participou do concurso A Mais Bela Voz de Estudante do Rio Grande do Sul. Ícone da era de ouro do rádio, o livro de memórias Uma História de Sucessos, lançado em 2012, conta sua trajetória.

Como Menção Especial receberão troféus:

- Coral da Associação Hospitalar Moinhos de Vento – pela atividade artística de elevado cunho cultural, social e humanista em ambiente hospitalar.

- Professor José Maria Barrios – Professor de Música, coordenador da Orquestra da PUC e responsável pela formação de músicos do RS.

- LP Rock Garagem I – Produção fonográfica dos anos 1980 de fundamental importância para o então nascente rock gaúcho.

Nesta edição o Açorianos de Música destacará os lançamentos fonográficos de 2013, premiando os melhores do ano nas categorias: Álbum, DVD, Espetáculo, Álbum Infantil, Revelação, Arranjador, Produtor Musical e Projeto Gráfico. A lista de indicados será divulgada assim que os jurados fizerem suas escolhas.

 

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.