Projeto brasil

Cia. Brasileira de Teatro traz a Porto Alegre espetáculo sobre três gerações de uma família

"Isso te Interessa?" estará em cartaz no Teatro Renascença, assim como "Descartes com Lentes"

04/03/2014 | 16h44
Cia. Brasileira de Teatro traz a Porto Alegre espetáculo sobre três gerações de uma família Elenize Dezgeniski/Divulgação
Espetáculo "Isso te Interessa?" introduz a obra da dramaturga Noëlle Renaude no Brasil Foto: Elenize Dezgeniski / Divulgação

Desde 2012, a Companhia Brasileira de Teatro, criada em Curitiba e uma das mais premiadas do país, tem apresentado os espetáculos de seu repertório atual em Porto Alegre.

Faltava apenas Isso te Interessa?, que terá sessões na sexta (7/3) e no sábado (8/3), no Teatro Renascença.

A peça foi escrita pela dramaturga francesa Noëlle Renaude, cujo trabalho a companhia introduziu no país em 2011, quando a produção estreou em Curitiba. Mostra três gerações de uma família que vive acontecimentos arquetípicos, como nascimento, separação, doença e reencontro.

– Mas o enredo não apresenta nenhuma novidade. O importante na estrutura de composição da peça é a questão do tempo que está associado a esta família – explica o diretor Marcio Abreu.

No domingo (9/3), o público terá uma nova oportunidade para assistir a Descartes com Lentes, que já havia sido exibida na Capital no ano passado. Trata-se de um solo da atriz Nadja Naira, com texto de Paulo Leminski, sobre uma visita imaginária do filósofo René Descartes ao país. A nova turnê faz parte do projeto brasil (assim, com minúscula), que inclui a criação de uma peça com dramaturgia própria prevista para estrear em 2015.

Para este ano, o grupo – especializado em autores contemporâneos – prepara a publicação de livros com textos de suas peças pela editora Cobogó. O primeiro volume deve ser Esta Criança, de Joël Pommerat. Depois, estão planejados Vida (dramaturgia própria sobre a obra de Leminski), Isso te Interessa? e Oxigênio, de Ivan Viripaev.

Isso te Interessa?
> Sexta-feira (7/3) e sábado (8/3), às 21h. Classificação: 18 anos.
> Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307, fone 51 3289-8000), em Porto Alegre.
> Ingressos: R$ 30. Desconto de 50% para estudantes, idosos, professores da rede pública, membros da classe artística e funcionários da Petrobras. À venda na bilheteria do teatro na sexta-feira e no sábado, das 14h até a hora do espetáculo.

Descartes com Lentes
> Domingo (9/3), às 11h. Classificação: 14 anos.
> Teatro Renascença.
> Entrada franca, com distribuição de senhas uma hora antes do início.

Oficina
> Sábado (8/3), das 14h às 18h.
> Sala Álvaro Moreyra (Erico Verissimo, 307, fone 51 3289-8000), em Porto Alegre.
> Inscrições esgotadas.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.