Cinema

Com sete prêmios, "Gravidade" é grande vencedor do Oscar

O prêmio de melhor filme foi para "12 Anos de Escravidão"

03/03/2014 | 08h41

O filme Gravidade, estrelado por Sandra Bullock e George Clooney, foi o grande vencedor da 86ª premiação do Oscar, com sete estatuetas. Os filmes 12 Anos de Escravidão e Clube de Compras Dallas levaram três prêmios cada. Frozen e O Grande Gatsby ganharam dois troféus cada.12 anos de Escravidão levou o prêmio de melhor filme.

Além do prêmio de melhor diretor, para o mexicano Alfonso Cuarón, o filme Gravidade levou os prêmios de trilha sonora, efeitos visuais, fotografia, mixagem de som e edição de som, além de montagem, feita pelo próprio diretor. Foi a primeira vez que um diretor da América Latina levou o prêmio.

Matthew McConaughey venceu como Melhor Ator por sua atuação em Clube de Compras Dallas, seu primeiro Oscar. Já a atriz Cate Blanchett ganhou a estatueta de Melhor Atriz por Blue Jasmine. Foi o segundo Oscar da atriz, que havia sido premiada em 2005 como atriz coadjuvante no filme O Aviador.

Em página especial, veja a cobertura completa do Oscar

Na categoria melhor ator coadjuvante venceu Jared Leto, que era um dos favoritos, por seu papel como transexual em Clube de Compras Dallas. Lupita Nyong'o levou o prêmio de atriz coadjuvante por seu papel em 12 Anos de Escravidão. O filme dirigido pelo britânico Steve Mcqueen, aliás, levou ainda o prêmio de melhor roteiro adaptado, enquanto Ela ganhou na categoria roteiro original.

Frozen venceu como melhor Animação e melhor Canção Original. A Grande Beleza, do italiano Paolo Sorrentino, foi eleito melhor filme estrangeiro. O Grande Gatsby ganhou o Oscar de figurino.

Outros vencedores foram ainda The Lady in Number 6: Music Saved My Life, premiado na categoria Melhor Documentário em curta-metragem e Helium, de Anders Walter, como melhor curta-metragem.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.