
Depois de 14 anos sem voltar a Porto Alegre, o fotógrafo Sebastião Salgado desembarcou nesta semana para exibir sua mais nova exposição, Genesis, com imagens de lugares intocados de diferentes regiões do mundo. A abertura será nesta quinta-feira, às 19h, com entrada franca.
Assim como em 2000, quando Salgado expôs Êxodos, a Usina do Gasômetro será novamente abrigo das imagens. Quem está organizando a casa dessa vez é o festival FestFotoPOA. Os cuidados com transporte e montagem são dignos das mais raras obras de arte:
- Nunca me senti tão exigido, mas, ao mesmo tempo, tão realizado - conta Carlos Carvalho, idealizador do festival, responsável pela montagem.
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Nesta segunda-feira, as 15 caixas contendo mais de 200 imagens foram abertas para começar a montagem. Com proporções que variam ente 60cm x 90m até 90cm x 120cm, todas a impressões chegam emolduradas e envidraçadas. A abertura precisa ser filmada e fotografada, procedimento usual apenas para telas de grande valor.
As fotos que serão aqui exibidas já passaram por cidades como Londres e Roma, e foram impressas em Paris sob o olhar cuidadoso de Salgado. A pedido do fotógrafo, a fábrica de papéis Ilford fez um lote especial para a revelação de Genesis. O objetivo era minimizar variações na emulsão fotográfica presente em cada suporte e, em consequência, preservar a escala de tons de cinza similar em cada revelação.
Em galeria de fotos, espie os bastidores da montagem de Genesis:
A curadoria e o design da exposição são de Lélia Salgado, esposa e companheira de trabalho de Sebastião em várias de suas empreitadas. Depois de elaborar um cuidadoso desenho da mostra, Lélia visitou a Usina nesta terça-feira para aprovar o início da montagem.
- Não fazemos nada sem o ok da Lélia - assegura Carlos Carvalho.
Além de Porto Alegre, Genesis também segue em exposição em Madri e Veneza. Carvalho se mostra impressionado com a dedicação de Sebastião e Lélia:
- Atrevo-me a dizer que a concepção de exposições simultâneas em diferentes partes do mundo não seria possível sem a esforço de Lélia. É impressionante a manutenção da qualidade alcançada em todos os espaços.
Depois de Porto Alegre, a exposição segue para Belo Horizonte.