Legado

No aniversário de 20 anos de "Friends", confira as herdeiras da série

"How I Met Your Mother" é um dos programas que segue a fórmula de sucesso

Atualizada em 24/03/2014 | 10h3323/03/2014 | 17h49
No aniversário de 20 anos de "Friends", confira as herdeiras da série cbs/divulgação
Alyson Hannigan, Jason Segel, Josh Radnor, Cobie Smulders e Neil Patrick Harris formam o elenco principal de "How I Met Your Mother" Foto: cbs / divulgação

2014 é um ano nostálgico para os fãs de Friends. Duas décadas atrás, em 1994, a série de Rachel, Ross, Chandler, Monica, Joey e Phoebe começou e, 10 anos depois, em 2004, terminou. Desde então, muitos outros seriados se apoiaram na fórmula consagrada pelos seis amigos de Nova York para conquistar um público órfão – e também aquela parcela que era muito nova para viver esse fenômeno. A seguir, confira alguns deles.

NEW GIRL

Em Friends, o cenário principal é o apartamento de Monica. Em New Girl (2011), um apartamento também é o centro das aventuras da série que retrata o desafio encarado por três amigos que passam a dividir o lar antes totalmente masculino com a nova colega Jess, a espevitada e superotimista professora vivida por Zooey Deschanel. E, claro, os romances acabam marcando a relação do grupo, completo pela melhor amiga de Jess, a modelo Cece.

COUPLING

Ano: 2000. Um grupo de amigos conversa sobre relacionamentos no sofá de um café... Poderia ser o início da descrição de um episódio de Friends, mas é da britânica Coupling, talvez o seriado que emulou mais intensamente a sitcom de Rachel & Cia.

Transmitida pela BBC até 2004, Coupling (protagonizada pelo ator Jack Devenport, o James Norrington de Piratas do Caribe) era bem mais atrevida que a americana e tinha foco na vida sexual de seus personagens e na eterna busca pelo verdadeiro amor.

HAPPY ENDINGS

A série é centrada em seis personagens: Penny, que namorava Max, que é melhor amigo de Brad, que é casado com Jane, que é irmã de Alex, que ia casar com Dave, mas acabou o largando no altar. Aliás, é preciso apenas alguns minutos para começar a comparar Happy Endings a Friends: os dois seriados têm início da mesma forma, com uma noiva em fuga no primeiro episódio (quem não lembra de Rachel surgindo no lendário café Central Perk vestida para casar?). Ainda assim, o grupo de amigos encara junto as vicissitudes da vida de adulto. O programa teve vida curta: lançado em 2011, foi cancelado em 2013.

COMMUNITY

Sete fracassados se conhecem em uma faculdade comunitária (instituição com fama um tanto ruim nos Estados Unidos) e, embora se ridicularizem mutuamente, acabam se tornando inseparáveis. Romances, intrigas e amizades verdadeiras nascem da relação do grupo formado por gente (muito) esquisita. Com humor bem menos óbvio do que a maioria das comédias, Community (2009) é calcada em sarcasmo e em situações absurdas vividas pelos personagens. No seriado, os pontos fracos das pessoas são ainda mais fracos e escancaram o ser hipócrita e cínico que se esconde em cada um de nós.

HOW I MET YOUR MOTHER

Cinco amigos se reúnem diariamente – seja em um bar ou em seus apartamentos – para conversar sobre relacionamentos, amizade e trabalho. Entre eles surgem romances, trocas de casais, encontros e desencontros... Qualquer semelhança não é mera coincidência. Lançado um ano depois do fim de Friends, em 2005, HIMYM é seu herdeiro mais óbvio e conseguiu uma legião parecida de fãs (um pouco menor, talvez).

A história da série é literalmente o que diz seu nome – ela conta a jornada que levou o arquiteto Ted a conhecer a mãe de seus filhos. Amigo de Ted, o mulherengo Barney (vivido por Neil Patrick Harris) é um dos personagens mais icônicos da história das comédias televisivas dos Estados Unidos.

Com fim marcado para segunda-feira que vem, só não vai deixar mais saudades porque já foi anunciada uma continuação, How I Met your Dad, que contará como "A Mãe" conheceu Ted.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.