Cultura e Lazer

Temporada aberta

Santander Cultural inaugura calendário de exposições

Agenda que inicia com "A Dimensão Lírica das Coisas", de Isabel Ramil, tem ainda mostras de Vik Muniz e Moacyr Scliar

Francisco Dalcol

Enviar email
Eduardo Montelli / Divulgaçãoo
Parte de instalação apresentada pela artista Isabel Ramil

Espaço que contribui há mais de década para a divulgação da arte contemporânea no circuito de Porto Alegre, o Santander Cultural dá início ao seu programa de exposições deste ano. Com a primeira das quatro mostras do projeto RS Contemporâneo, que destaca a produção de jovens artistas, a instituição abre um calendário que ainda conta com Vik Muniz e uma homenagem a Moacyr Scliar.

Inaugurada nesta terça e aberta para visitação a partir de quarta, A Dimensão Lírica das Coisas apresenta uma amostra da produção recente de Isabel Ramil. O curador Gilberto Habib selecionou trabalhos que, ao mesmo tempo em que demonstram a diversidade de linguagens de uma artista em formação (fotografia, vídeo, gravura, desenho e áudio), têm em comum referências de infância e família.

É o caso de Implacável, instalação composta por áudio e 25 fotos que Isabel registrou nas ruas de Rosário do Sul, cidade de seus avós. Nesse trabalho, a artista compõe cenas a partir de uma série de lugares que são igualmente identificados por placas de sinalização, criando uma espécie de jogos de metalinguagem.

- São imagens de uma cidade para onde costumo ir todo ano, mas que podem ser de qualquer cidade do Interior - diz Isabel.

O RS Contemporâneo ainda apresentará a produção dos artistas Daniel Escobar (4 de junho), Romy Pocztaruk (20 de agosto) e Ismael Monticelli (15 de outubro). Em sua terceira edição, o projeto chegará ao fim do ano totalizando 10 mostras desde 2012.

Seguindo com sua programação, em 21 de maio o Santander trará uma exposição que já se candidata a figurar entre as principais do ano na Capital. Vik Muniz, um dos nomes brasileiros mais requisitados no Exterior, apresentará 45 trabalhos produzidos desde os anos 1980. O artista é conhecido por usar materiais e imagens de todo tipo, de lixo reciclável a recortes de revistas. Destacando colagens e fotografias, será a primeira individual de Vik em Porto Alegre.

Já em 3 de setembro, uma mostra homenageará o escritor Moacyr Scliar (1937 - 2011). O Centauro do Bom Fim terá recursos audiovisuais, salas de projeção e de leitura.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Estúdio Gaúcha

22:00 - 00:00