Fortuna

Viola Stradivarius avaliada em US$ 45 milhões será leiloada

A viola Macdonald, feita em 1717 por Stradivarius, "não tem igual em termos de conservação, beleza e qualidade musical", indica a casa de leilões

26/03/2014 | 16h33

A viola considerada a mais famosa do mundo, uma Macdonald fabricada por Antonio Stradivarius em seu auge, será leiloada em Nova York em uma venda em que se espera arrecadar mais de 45 milhões de dólares, informou nesta quarta-feira a casa de leilões Sotheby.

A viola Macdonald, feita em 1717 por Stradivarius (1644-1737), "não tem igual em termos de conservação, beleza e qualidade musical", indica a tradicional casa de leilões em um comunicado, anunciando a excepcional venda que acontecerá em conjunto com Ingles & Hayday.

A venda do instrumento, nas mãos da família do músico austríaco-britânico Peter Schidlof, acontecerá nesta primavera por meio de um sistema de ofertas em envelope fechado, explica a Sotheby.

De todos os instrumentos fabricados por Stradivarius, as violas são as mais valorizadas, já que há apenas dez no mundo, de um total de 600 violinos e 50 violoncelos criados durante sua carreira.

O recorde atual em leilão de um instrumento é o violino Stradivarius Lady Blunt (1721), que foi vendida por 15,9 milhões de dólares em junho de 2011 em um leilão online da Nippon Music Foundation para angariar fundos depois do terremoto e tsunami no Japão.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.