
Desde o início de abril, o Spotify tem disparado convites para brasileiros que haviam se cadastrado para usar o serviço de forma beta (ou seja, ainda em fase de testes). Líder mundial em streaming de músicas, o aplicativo deve chegar oficialmente ao Brasil em maio.
O Spotify permite que os usuários acessem música na nuvem, recebam recomendações de artistas de seus estilos preferidos e compartilhem suas atividades com amigos. O serviço vem tendo seu lançamento adiado desde o ano passado, quando já deveria ter chegado ao Brasil. A nova previsão é que em maio o Spotify já esteja disponível para todos os usuários brasileiros.
Veja como funciona o Spotify, serviço que deve chegar ao Brasil em maio:
De acordo com fontes do mercado, atrasos na negociação com gravadoras e artistas brasileiros, problemas com o método de cobrança da plataforma, questões jurídicas e tributárias estão entre os entraves que impediram o lançamento no tempo previsto. Em junho de 2013, o plano da empresa era lançar o serviço em setembro. Os planos mudaram para outubro e, na sequência, para o primeiro trimestre de 2014. Agora, a nova data de lançamento seria 20 de maio.
Guilherme Kolinger, um dos escolhidos para testar o Spotify antes de todo mundo no Brasil, cita a organização, a conexão com as principais redes sociais e o grande número de músicas disponibilizadas como as características que diferenciam o programa de outras opções:
- O Spotify funciona perfeitamente, com uma tecnologia de streaming em que a música não tranca. A busca é perfeita, tu procuras por um artista e imediatamente tu tens tudo, com versões estendidas, ao vivo. Ele tem uma série de recomendações, playlists prontas para situações como trabalho, corrida.
No sistema beta, a mensalidade da conta premium custa US$ 9,99. Com a conta premium, é possível fazer o download e acessar as músicas em alta qualidade mesmo sem acesso à internet, além não haver publicidade entre as músicas. Pagando, também é possível acessar o Spotify em outros dispositivos, além do celular, do tablet e do computador.
Além disso, até março, a empresa ainda não havia conseguido vender todas as cinco cotas de patrocínio disponíveis. Fiat e Heineken confirmam ter fechado o contrato com a empresa. A LG tem um acordo global com o Spotify, mas diz que o patrocínio local está em negociação.