Instrumental clássico

"Stairway to Heaven" é um plágio? A banda Spirit acha que sim

Música será relançada em versão remasterizada, e advogado da americana vai entrar com ação na Justiça

19/05/2014 - 11h42min
"Stairway to Heaven" é um plágio? A banda Spirit acha que sim Divulgação/Agencia RBS
Mais de quatro décadas depois de lançar seu maior clássico, o Led Zeppelin vai ter que ir à Justiça resolver esse quiprocó Foto: Divulgação / Agencia RBS  

Sabe aquele instrumental histórico do início de Stairway to Heaven, clássico da banda britânica Led Zeppelin, composto pelo gênio Jimmy Page? Pois é, talvez a ideia original não tenha sido dele.

Aqui, a música do Led Zeppelin, com o instrumental que deu imbróglio:

O advogado Francis Alexander Malofy, representando o já morto guitarrista Randy California, ex-membro da banda Spirit, alega que o riff de guitarra que aparece no início da faixa do Led Zeppelin é um plágio do riff de California em Taurus, música gravada em 1967, quatro anos antes de sua possível imitação. E agora, às vésperas do lançamento de versões remasterizadas dos álbuns do Led Zeppelin, Malofy prepara uma ação na Justiça para barrar os relançamentos.

E, aqui, a música da Spirit, lançado quatro anos antes. Parecido ou não?

Ao jornal inglês The Guardian, Malofy diz que "a ideia por trás disso é garantir que Randy California receba os créditos pelo composição de Stairway to Heaven". Nos Estados Unidos, há uma limitação de três anos pela requisição de royalties – ou seja, caso vença, a banda Spirit poderia receber o dinheiro referente às vendas dos últimos três anos.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.