
Até 2011, o acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) não tinha mais que 10 trabalhos em fotografia. Hoje, são cerca de cem, reunidos graças a doações e iniciativas da instituição com o objetivo de formar um conjunto representativo da produção regional e nacional de artistas fotógrafos.
Uma amostra dessa coleção é apresentada em Neblina - A Fotografia no Acervo do MACRS, exposição que será aberta nesta quarta-feira (11/6), às 19h, na Usina do Gasômetro. A coletiva foi montada nas galerias Dos Arcos e Lunara, em uma parceria com a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia de Porto Alegre.
>> Exposição do MACRS apresenta antologia de 30 anos de carreira de Téti Waldraff
Convidada para conceber a primeira mostra dedicada ao acervo de fotografia do MACRS, a artista Elaine Tedesco selecionou obras de 45 artistas, como Clovis Dariano, Dione Veiga Vieira, Jailton Moreira, Luiz Carlos Felizardo, Letícia Ramos, Marina Camargo, Romy Pocztaruk e Yuri Firmeza. Também há convidados como Carlos Pasquetti, Luiz Roque e Vera Chaves Barcellos. O ponto de partida da curadoria foi o livro Natural:mente - Vários Acessos ao Significado da Natureza, do filósofo tcheco Vilém Flusser (1920 - 1991).
- Foi com a ideia de uma visão sob neblina que comecei a tatear o acervo de fotografia, já que não sabia o que iria encontrar. E também achei interessante para esta época em que as manhãs são caracterizadas pela neblina - diz Elaine.
NEBLINA - A FOTOGRAFIA NO ACERVO DO MACRS
> Usina do Gasômetro (João Goulart, 551, em Porto Alegre), fone: (51) 3289-8111. Abertura nesta quarta (11/6), às 19h. Visitação: terça a sexta, das 9h às 21h, sábado e domingo, das 10h às 21h. Até 20/7.