
Apesar da alta margem de acerto, Clint Eastwood nem sempre acerta no alvo com a precisão que fez dele um dos grandes realizadores do cinema contemporâneo. Em cartaz a partir desta quinta-feira hoje em Porto Alegre (apenas no Cinemark Barra, com sessõs às 15h15min e 21h30mi), Jersey Boys - Em Busca da Música pode parecer um filme menor numa folha corrida que, apenas nos anos 2000, exibiu títulos vigorosos como Sobre Meninos e Lobos (2003), Menina de Ouro (2004), o díptico A Conquista da Honra/Cartas de Iwo Jima (2006) e Gran Torino (2008).
Mas mesmo um trabalho menos inspirado de Eastwood reúne atrativos que fazem valer o valor do ingresso. No caso, a recompensa é conhecer a história do grupo pop americano The Four Seasons, que despontou no começo dos anos 1960 e conseguiu rivalizar com os Beatles quando os ingleses tomaram de assalto os Estados Unidos.
Adaptação do aclamado espetáculo que estreou na Broadway em 2005 (ganhou quatro prêmios Tony, incluindo o de melhor musical), Jersey Boys destaca o ambiente em que se formou o quarteto e que foi determinante tanto na ascensão quanto na conturbada trajetória dos rapazes: a comunidade ítalo-americana de New Jersey. Ali se criou o jovem gângster e guitarrista Tommy DeVito (vivido por Vincent Piazza, o mafioso Lucky Luciano do seriado Boardwalk Empire), um faz-tudo para o chefão local, Gyp DeCarlo (Christopher Walken).
DeVito é apresentando como narrador do filme, recurso usado por Eastwood de forma parecida com a que Martin Scorsese conduziu Os Bons Companheiros (1990). E cabe aqui um parênteses curioso. O ator Joe Pesci fazia parte desta turma de amigos músicos (ele aparece em Jersey Boys como primeiro empresário do Four Seasons) - o personagem de Pesci em Os Bons Companheiros chama-se Tommy DeVito, referência ao amigo que, depois de se afastar da música, informa o filme, virou seu assistente.
Embora DeVito se imponha na trama como catalisador do Four Seasons e elemento de tensão no grupo, o protagonista da trajetória é Francesco Castelluccio, cantor que ficou famoso como Frankie Valli (vivido por John Lloyd Young, intérprete do papel na primeira montagem da Broadway). Dono de um potente falsete, Valli trabalhava como auxiliar de barbeiro e era protegido de Gyp DeCarlo quando foi chamado por DeVito para se juntar a ele e ao baixista Nick Massi (Michael Lomenda) - o tecladista e compositor Bob Gaudio (Erich Bergen) reforçou o trio na sequência.
Nesta seara da cinebiografia musical, Eastwood realizou um de seus grandes filmes, Bird (1988), sobre o saxofonista Charlie Parker. Em Jersey Boys, a abordagem do diretor é mais burocrática, apresentando os principais momentos do grupo até a ruptura e o início da bem-sucedida carreira de Valli à frente de um reformulado The Four Seasons.
O elenco, escolhido em função dos dotes musicais, embora não alcance o empenho dramatúrgico habitual nos filmes de Eastwood, não compromete. O maior problema de Jersey Boys é, paradoxalmente, a falta do ritmo que embalava os Four Seasons. Ao longo de mais de duas horas de duração, tenta-se dar conta dos episódios mais emblemáticos da fase áurea do conjunto, que se parecem com os de muitos outros artistas de sucesso: o sonho do estrelato de quem beira a marginalidade transforma-se em realidade numa combinação de talento, sacrifício e sorte; os conflitos resultantes da rivalidade criativa e decisões gerenciais; o sacrifício da vida familiar; o acerto de contas com as escolhas feitas, etc.
Se no quesito de estrutura narrativa Jersey Boys é um tanto morno - e os mais íntimos da trajetória da banda deve notar que algumas liberdades cronológicas foram tomadas, em especial nos períodos em que Massi e DeVito deixaram o grupo -, sua empolgante trilha sonora dá plena conta de dimensionar a importância do Four Seasons e de Valli, mesmo que falte uma contextualização que seria interessante com o cenário da música pop naqueles efervescentes anos 1960.
Eastwood acerta ao mostrar na íntegra canções emblemáticas como Sherry, primeiro grande sucesso do quarteto, de 1962, Big Girls Dont Cry, Walk Like a Man - as três faixas chegaram em sequência ao número 1 das paradas, feito raro -, Cant Take My Eyes off You, hit que representou a volta por cima de Valli, em 1967, e December 1963 (Oh, What a Night), faixa que recolocou o Four Seasons no topo em 1976.
Aos 80 anos, Valli segue na estrada filme e forte, como um daquele típicos e inquebrantáveis personagens que Eastwood tanto gosta de retratar e representar. Se o diretor não se mostrasse tão engessado pela estrutura quadradinha do musical de origem e focasse com mais profundidade elementos de alta voltagem dramática que pontuam a história e são abordados de forma tangencial, Jersey Boys poderia ser um filme à altura de seus grandes.
Confira alguns sucessos do The Four Seasons
Big Girls Don't Cry
Walk Like a Man
Working My Way Back To You
Let's Hang On
Sherry
Rag Doll
Can't Take My Eyes off You
December, 1963 (Oh, What a Night)
Who Loves You
Medley ao vivo com Sherry, Walk Like a Man, Big Girls Don't Cry e outros hits
Joe Pesci reecontra os amigos Frankie Valli, Tommy DeVito e Bob Gaudio (Nick Massi morreu em 2000) na cerimônia do Tony Awards, o principal prêmio do teatro americano.
Trailer de Jersey Boys
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