Futuro da arte

Mostra apresenta artistas da nova geração

"Futurama – Inovações da Juventude" fica em cartaz até setembro no Museu dos Direitos Humanos do Mercosul

31/07/2014 | 19h31
Mostra apresenta artistas da nova geração reprodução/Divulgação
Foto: reprodução / Divulgação
Artistas da novíssima geração da arte do Rio Grande do Sul trabalhando livremente sobre diversas plataformas. Esse é o mote da exposição Futurama – Inovações da Juventude, que segue em cartaz no Museu dos Direitos Humanos do Mercosul, em Porto Alegre, até o dia 6 setembro.

Ao todo, 23 artistas de dentro e de fora da academia produziram mais de 60 peças, entre vídeos, instalações fotográficas, fotografias, desenhos, pinturas e trabalhos com objetos.

Segundo Ana Zavadil, curadora-chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e responsável pela mostra, a ideia foi reunir nomes que começaram a atuar recentemente no circuito artístico de Porto Alegre, mas sem uma orientação prévia:

– A exposição não tem um tema específico. O eixo é uma jovem arte contemporânea.

O nome do projeto foi inspirado no desenho animado Futurama, de Matt Groening (também criador dos Simpsons), que apresenta uma visão bem peculiar do que está por vir. Para Ana, os jovens artistas da mostra "são o futuro e, como eles estão em início de carreira, daqui a alguns anos serão o futuro da arte".

– O que estes artistas buscam é exibir os seus trabalhos em um lugar legitimador como o museu – pontua Ana. – Este, por sua vez, tem o papel de reescrever a história da arte periodicamente exibindo as jovens produções.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.