
Uma decisão da International E-Sports Federation (IE-SF, ou Federação Internacional de Esportes Eletrônicos) causou polêmica nessa semana. Organizadora de diversos campeonatos de games pelo mundo, a federação, baseada na Coreia do Sul, separou os campeonatos de um evento na Finlândia nas categorias masculina e feminina. Os jogadores até entenderam essa decisão no que se referia a jogos de luta e esportes violentos, mas ficaram indignados quando foi divulgado que o jogo Hearthstone: Heroes of Warcraft só teria torneios para homens.
Vale perceber que Hearthstone funciona como um jogo de cartas em um mundo místico. O objetivo é usar suas cartas - que incluem magias, poderes, armas e guerreiros - para acabar com a energia do adversário. Prosaico, divertido, quase infantil. Por que mulheres, portanto, não poderiam jogá-lo?
A IE-SF tomou a decisão para o Assembly Summer, evento finlandês que rola a partir de 31 de julho. Para homens, também havia competições dos jogos Dota 2, Starcraft 2 e Ultra Street Fighter 4. Para mulheres, só havia Starcraft 2 e Tekken Tag Tournament 2. Um usuário na rede social de notícias Reddit abriu um tópico sobre a decisão e recebeu respostas raivosas: "Isso é estúpido, esportes eletrônicos não são atléticos. Não existe razão para que homens e mulheres não possam competir entre si", escreveu o usuário identificado como Selthor.
O professor da Universidade Federal Fluminense e coordenador da UFF Medialab, Esteban Clua, diz que é muito mais comum ver homens em competições do que mulheres. Segundo ele, não há uma segregação, mas afinidades e gostos diferentes.
- Jogos de esporte e de ação são naturalmente mais propensos ao público masculino. E como esses jogos são mais comuns em campeonatos, acaba naturalmente predominando o público masculino. Entretanto, há outros jogos em que o público feminino predomina. É evidente que não há diferença na capacidade cognitiva entre homens e mulheres, e os videogames trabalham com o aspecto cognitivo da pessoa - explica.
Revolta na internet fez a federação mudar sua decisão
A repercussão da decisão da IE-SF foi gigante. Ben Kuchera, do site Polygon, escreveu um artigo em que explica por que a separação entre gêneros é "errada", "anacrônica" e "sexista". Phil Savage, do PC Gamer, disse que a decisão é "estranha" e que os organizadores "ficam parecendo menininhos em uma casa na árvore segurando uma placa dizendo 'não é permitida a entrada de meninas'". Mesmo no Reddit, a maioria dos usuários questionou se faz sentido usar regras de esportes físicos para esportes eletrônicos.
Isso porque, questionada por um usuário do Facebook sobre a decisão, a organização respondeu que "a decisão de dividir as competições masculinas e femininas foi feita em acordo com as autoridades internacionais de esportes, como parte do nosso esforço para promover esportes eletrônicos como um esporte legítimo".
A resposta não colou. Um dia depois, nesta quinta, a organização mudou suas regras. Em seu site, divulgou um comunicado em que explica que "escutou a comunidade de jogadores e cuidadosamente considerou suas opiniões". Depois de uma reunião emergencial, decidiram mudar as categorias. Agora, todos os jogos estão abertos para jogadores de todos os sexos, mas seguem existindo campeonatos só femininos para os jogos Starcraft 2 e Tekken Tag Tournament 2.
Possivelmente, a decisão vai impactar campeonatos futuros, principalmente os organizados pela IE-SF.