
Confira os destaques da agenda cultural do Segundo Caderno escolhidos para este sábado, 12 de julho, em Porto Alegre:
Último fíndi da Estação ZH
O último final de semana da Estação ZH na Redenção promove uma programação cultural com shows e atividades ao ar livre. Neste sábado, às 14h, Bhia Tabert apresenta show de raízes brasileiras, como samba, bossa nova, afoxé e ritmos regionais. No repertório, estará a música autoral Moreninha. Às 15h30min, será realizado o show da banda Benjamin (foto de abertura), que explora em suas composições diferentes estilos musicais, como hardcore, reggae, rock e pop. No domingo, às 14h, o som fica por conta do grupo Triathlon. Confira a programação no roteiro à esquerda. As atividades serão retomadas em setembro, no Parcão.
Teatro no Gasômetro
Integrando a programação da Mostra Teatro Sarcáustico 10 anos, Porto: A Cidade como Palco de uma Anti-Diáspora estará em cartaz no estacionamento da Usina do Gasômetro (João Goulart, 551) neste final de semana. A peça será apresentada às 17h45min, sábado e domingo, com entrada franca. Com direção de Daniel Colin e Ricardo Zigomático, a montagem questiona as dificuldades do fazer artístico contemporâneo na Capital, suas possibilidades e necessidades. O espetáculo é baseado no texto A Diáspora Portoalegrense, de Bernardo de Souza, e nas obras do artista Banksy.
Fotografias, pinturas e projeções

A Galeria Mamute (Caldas Júnior, 375) inaugura hoje, às 17h30min, a exposição Entrevero-Rio, de Clóvis Martins Costa. A mostra é constituída de pinturas, fotografias e projeções de imagens que retratam uma experimentação do artista sobre um trecho de margem de rio, em Porto Alegre. A visitação pode ser feita de terça a sexta, das 14h às 18h, e ao sábado, das 15h às 18h30min.
! A mostra fica em cartaz na Galeria Mamute até 1º de agosto
À procura da razão

Estrelado por Christoph Waltz e Matt Damon, O Teorema Zero é uma das estreias desta semana. Em cartaz em duas salas da Capital, o longa dirigido por Terry Gilliam conta a busca de um cientista pela razão da existência dos homens. Veja salas e horários no roteiro abaixo.
! Integrante do Monty Phyton, o diretor Terry Gilliam é o mesmo de Brazil: o Filme (1985)