Batalhas históricas

Série da RBS TV aborda participação do Brasil na II Guerra Mundial

"Por Mais Terras que Eu Percorra" será exibida a partir deste sábado

12/07/2014 | 05h02
Série da RBS TV aborda participação do Brasil na II Guerra Mundial RBS TV/Reprodução
Primeiro episódio retrata o auge da II Guerra Mundial, por volta de agosto de 1942 Foto: RBS TV / Reprodução

A participação do Brasil na II Guerra Mundial é o tema da série Por Mais Terras que Eu Percorra, que estreia neste sábado (12/7), às 12h30min, no Curtas Gaúchos, da RBS TV. O programa terá quatro episódios exibidos aos sábados, até 2 de agosto. No especial, serão destacados fatos como a luta dos pracinhas em solo italiano, a conquista de Monte Castelo e a libertação da cidade de Montese.

Para a produção, a equipe viajou pelo Estado – Porto Alegre, Santa Maria, São Gabriel e Cachoeira do Sul – e também foi ao Rio de Janeiro e à Itália. No país europeu, foram recolhidos relatos de pessoas que conheceram os pracinhas brasileiros que lutaram no conflito, entre 1944 e 1945. Segundo a diretora Denise Marchi, a série trará depoimentos surpreendentes.

Por Mais Terras que Eu Percorra tem direção também de Luís Mário Fontoura, com roteiro de Bruno Carvalho e Luís Mário Fontoura.

12 de julho – Você Sabe de Onde Eu Venho?

Episódio retrata o auge da II Guerra Mundial, por volta de agosto de 1942, quando submarinos alemães aterrorizam o litoral brasileiro. O país declara guerra ao Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e prepara-se para enviar a Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a guerra.

19 de julho – As Asas do Meu Ideal

A Força Aérea Brasileira, comandada pelo gaúcho Nero Moura, faz história nos céus da Itália. Em terra, os pracinhas enfrentam seus primeiros combates, enquanto estabelecem identificações com o povo italiano.

26 de julho – Não Permita Deus que Eu Morra

A conquista de Monte Castelo, a batalha mais conhecida da Força Expedicionária Brasileira na guerra, não foi uma tarefa simples. O episódio apresenta os ataques, as diferentes estratégias e a participação decisiva do general Mascarenhas de Morais na conquista final.

2 de agosto – Nossa Vitória Final

A última batalha dos pracinhas durante a guerra e a libertação da cidade de Montese será apresentada no episódio que encerra a série. Com o fim da guerra, os soldados brasileiros são reconhecidos pelo papel que desempenharam na libertação do povo italiano.

Notícias Relacionadas

Pop up 26/06/2014 | 15h57

Divulgado calendário de séries do Canal CW

Lista conta com duas novas séries na grade de programação

Pop Up 30/05/2014 | 14h35

Lista: as dez séries com maior audiência nos Estados Unidos

A empresa Nielsen apresentou os dados referentes a 2013-2014

Segunda tela 22/05/2014 | 16h08

Facebook lança Listen, recurso que identifica séries e programas de televisão

Ferramenta usará microfone do smartphone para descobrir o que o usuário está assistindo

Televisão 01/04/2014 | 14h58

Site mostra quanto tempo você passou assistindo séries de TV

Através de cálculo, página acumula as horas gastas na frente da televisão

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.